Cartas Pedagógicas: dialogicidade como instrumento de mudança da realidade social
DOI:
https://doi.org/10.23899/y44ctq84Palavras-chave:
Cartas Pedagógicas, Freire., Dialogicidade, Mudança social, ConscientizaçãoResumo
O presente artigo analisará o papel do diálogo como mecanismo de mudança da realidade social a partir da utilização de Cartas Pedagógicas, instrumento desenvolvido por Paulo Freire para o registro de fatos, experiências, acompanhados de uma análise crítica e um convite ao diálogo entre os interlocutores. Ao comunicar-se, o autor procurava fazê-lo com intencionalidade, afastando-se de qualquer forma de opressão, acreditando com firmeza que o indivíduo não era possível de existir para ser objeto de outro sujeito. Para que a sociedade funcione em sua coletividade, se faz necessário que todos possam ser compreendidos. Por isso, o objetivo geral da pesquisa é compreender o conceito de dialogicidade de Freire na transformação da realidade social através de Cartas Pedagógicas Freireanas. Para desenvolver o presente artigo, foi utilizada uma abordagem qualitativa para análise dos dados, com caráter dedutivo, através de técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos demonstram que o primeiro estágio para obter a transformação da realidade social é a conscientização de si aliadas à existência de uma práxis com significado. Mas, quando o indivíduo por fim, identifica-se como sujeito incompleto e inconcluso, obtém através da escuta do outro, novos conhecimentos. Assim, a escrita de Cartas Pedagógicas, contribui para a construção de saberes e propõe essa troca com outros, ofertando provocações da indignação social, e conduzindo a novas mudanças e questionamentos.
Referências
CAMINI, I. Cartas Pedagógicas–aprendizados de uma vida. Cadernos de Educação, n. 65, 2021.Disponível em: https://periodicos-old.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/22087. Acesso em: 2 out. 2024.
COELHO, E. P. Uma introdução à pedagogia da correspondência em Paulo Freire. EccoS–Revista Científica, n. 26, p. 59-73, 2011. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3234. Acesso em: 8 out. 2024.
DE CASTRO PITANO, S. A educação problematizadora de Paulo Freire, uma pedagogia do sujeito social. Revista Inter-Ação, v. 42, n. 1, p. 087-104, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/43774. Acesso em: 30 set. 2024.
DE FREITAS, A. L. S. Carta sobre Cartas Pedagógicas: homenagem a Paulo Freire no ano do centenário de seu nascimento. Cadernos de Educação, n. 65, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/22096. Acesso em: 1 out. 2024.
DOTTA, C. L. S.; GARCIA, E. E. B.. Cartas Pedagógicas: uma inspiração freireana. Reflexão e Ação, v. 30, n. 1, p. 69-84, 2022.Disponível em:http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1982-99492022000100069&script=sci_arttext. Acesso em: 1 out. 2024.
FREIRE, P. Educação e mudança. Editora Paz e terra, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 2015.
HOOKS, B. Teaching to transgress. Routledge, 2014.
PIMENTEL, A. L. C.; XEREZ, A. S. P.; CASTRO, F. M. F. M. O pensamento de Paulo Freire expresso na obra Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–21, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16723.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16723. Acesso em: 14 out. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isabella Fervenza, Ana Cristina da Silva Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.