De alunas a professoras

o que dizem as docentes iniciantes sobre a sua profissão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v9i1.2288

Palavras-chave:

Professor Iniciante, Desenvolvimento profissional, Inserção

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender os desafios e as aprendizagens na inserção de professoras iniciantes egressas do curso de Pedagogia, assim como identificar e compreender quais ações formativas compõem o percurso de inserção profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, produzida por meio da aplicação de questionários com professores da rede pública de ensino da cidade de Rio Grande/RS. As entrevistas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo, procedendo-se a leitura atenta e a categorização de elementos recorrentes. Assim, emergiram duas categorias, quais sejam: ingresso na docência e desafios de ser professora iniciante. Conclui-se que a docência iniciante é repleta de desafios e aprendizados e que as ações da gestão escolar são fundamentais para as professoras que ingressam na carreira docente, possibilitando suporte técnico e pedagógico a essas profissionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sabrina de Castro Botelho, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Licenciada em Pedagogia pela FURG. E-mail: sabrina_botelho@hotmail.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8739-6543

Daniele Simões Borges, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação em Ciências, Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. E-mail: daniele.uab@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1320-6310

Joice Araújo Esperança, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental, Professora Associada do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). E-mail: profajoice@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9153-3555

Referências

ANTUNES, Helenise Sangoi. Ser aluna e ser professora: um olhar para os ciclos de vida pessoal e profissional. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo:Edições 70, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ . Acesso em: 04 jun. 2019.

BICUDO, Maria A.; ESPÓSITO, Vitória H. C. A pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba. 2ª Edição. Editora Unimep, 1997.

CARVALHO, Marília Pinto de. No coração da sala de aula: gênero e trabalho docente nas séries inicias. Sâo Paulo: Xamã. 1990

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n.24, p.213-225. 2004. Editora UFPR.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 2000.

GHEDIN, Evandro. ALMEIDA, Maria Isabel de. LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2 ed. Porto: Porto, 1995.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro. 2012.

MACHADO, Ozeneide Venâncio de Mello. Pesquisa Qualitativa: Modalidade Fenômeno Situado. In BICUDO, Maria Aparecida Viggiani & ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha. (Orgs.) A Pesquisa Qualitativa em Educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: Unimep, 1997.

MACIEL, Adriana, Moreira da Rocha. O processo formativo do professor no ensino superior: em busca de uma ambiência (trans)formativa. In: ISAIA, Silvia Maria de Aguiar (Org.) Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Editora UFSM, 2009.

MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sisifo, Revista de Ciências da Educação. 2008. p. 7-22. 2009.

MARCELO GARCIA, Carlos. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 53-75.

NONO, Maévi Anabel. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação, 2011.

SANCHES, William. Pedagogia do compromisso: responsabilidade na prática do educador William Sanches. São Paulo: Mundo Mirim. 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: RJ. Vozes, 2014.

VASCONCELLOS, C. S. Formação didática do educador contemporâneo: desafios e perspectivas. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

Botelho, S. de C., Borges, D. S., & Esperança, J. A. (2023). De alunas a professoras: o que dizem as docentes iniciantes sobre a sua profissão. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v9i1.2288

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo