CONSTRUINDO A APRENDIZAGEM A PARTIR DO MUNDO DA ARTE, BRINCADEIRA E MUSICA

Autores

  • Sandra da Silva Martins UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa/RS

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1863

Palavras-chave:

Aprendizagem. Planejamento. Prática docente.

Resumo

Este trabalho consiste no relato de um projeto educacional realizado com alunos do Pré II, em uma escola da rede Municipal da cidade de Jaguarão Rs. As práticas docentes foram desenvolvidas com os objetivos de analisar as contribuições dos planos de aulas organizados, a partir do principio do fio condutor “Construindo a Aprendizagem a Partir do Mundo da Arte, Brincadeira e Música”, a fim de provocar os alunos à reflexão para que reconstruíssem suas aprendizagens. Abordar-se-á, Metodologias e atividades desenvolvidas com a turma durante o projeto. Ao final de cada plano de aula é apresentado as reflexões acerca da prática docente e construção de aprendizagens pelos alunos. Para fundamentar utilizou-se o Referencial Curricular para a educação infantil (1998), Hernandez (1998), Tardif (2007). Este trabalho contribuiu para que todos os alunos se envolvessem com as atividades propostas, pois os conteúdos trabalhados apresentavam sentido para a vida dos mesmos. Com este percebeu-se a importância de organizar, planejar aulas que vão ao encontro do que o aluno já sabe, fazendo com que construam novos conhecimentos. Sendo assim, espera-se que por meio destas experiências no ambiente escolar, possa-se contribuir com reflexões para ampliar as questões que envolvem aulas planejadas a partir do tema Arte, Musica e brincadeiras.

 

Palavras-Chave: Aprendizagem. Planejamento. Prática docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra da Silva Martins, UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa/RS

Graduação em Pedagogia  e Pós Graduação em Psicopedagogia,  Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Jaguarão R/S. Especialização em Alfabetização e Letramento, pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal/SP. Mestranda em educação, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Jaguarão R/S.  sandra_magrif@hotmail.com

Referências

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.3v.: il.

CENTURIÓN, Marília. Jogos, projetos e oficinas para educação infantil. Marília Centurión...[ET AL.]. - São Paulo: FTD,2004.

Gonçalves, S. REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DA RE-SIGNIFICAÇÃO DO CORPO PELA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FACE AO ESTEREÓTIPO DE CORPO IDEAL CONSTRUÍDO NA CONTEMPORANEIDADE Revista Conexões v. 5, n. 1, 2007.

HERNANDEZ, Fernando. A Organização do Currículo por projetos de trabalho. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Portal arte com arte na educação. Disponível em:

http://artecomartenaeducaotiacassia.blogspot.com/2009/10/importancia-do-teatro-na-escola.html Acesso em 21 de julho 2018.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente. Elementos para uma teoria da docência domo profissão de interações humanas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Martins, S. da S. (2020). CONSTRUINDO A APRENDIZAGEM A PARTIR DO MUNDO DA ARTE, BRINCADEIRA E MUSICA. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1863

Edição

Seção

EDIÇÃO ESPECIAL - SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA