Inventário virtual artístico: um projeto educativo de resgate da memória histórico-cultural da cidade de Jaguariaíva/PR
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1484Palavras-chave:
Bens Culturais, Inventário, Hipertexto, Processo Criativo, Identidade cultural.Resumo
O presente artigo tem por finalidade divulgar as ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa: "Inventário das artes plásticas da cidade de Jaguariaíva" do Instituto Federal do Paraná, Campus Jaguariaíva. Com o intuito de contribuir para com o processo educativo de conscientização da arte, cultura e história da cidade de Jaguariaíva, a equipe propõe a criação de um inventário artístico em formato de hipertexto, ou seja, uma plataforma digital contendo informações de obras artísticas que fazem referência à cultura local e que pode ser acessada pela rede mundial de computadores, potencializando a comunicação e conferindo a autonomia no caminho que o internauta deseja percorrer pelo sítio eletrônico. O inventário virtual vincula-se ao projeto de pesquisa que busca refletir e analisar os cruzamentos entre identidade e memória, matéria e forma, criador e sua obra. Objetivou-se com este trabalho a ação educativa popular para a valorização, preservação e divulgação de artistas populares locais que expressam em suas criações plásticas as representações do contexto histórico e cultural da cidade.Métricas
Referências
ARAÚJO. A. M. Dicionário das Artes Plásticas no Paraná. Volume I. Acervo de informações Artes na Web, 2015. Disponível em: http://www.artesnaweb.com.br/index.php?pagina=home&abrir=arte&acervo=1062. Acesso em: 20 nov. 2016. (Home page)
BRASIL (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/
Emendas/Emc/emc91.htm. Acesso em: 15 set. 2017. (Documentos oficiais)
BRASIL. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2017. Brasil, Paraná, Jaguariaíva. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/jaguariaiva/panorama. Acesso em: 23 dez. 2018. (Documentos oficiais)
BRASIL. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Departamento de Patrimônio
Material. Educação Patrimonial: inventários participativos: manual de aplicação. Brasília, IPHAN, 2016. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf. Acesso em: 23 out. 2016. (Documentos oficiais)
FRASSON, A. C.; GOMES, S. A. Tropeirismo: Processo civilizatório da região sul do Brasil. Portal da Secretaria da Educação do Estado do Paraná, 2010. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Historia/artigos/frasson_artigo.pdf. Acesso em: 23 dez. 2018. (Artigo em Periódico Digital)
MARTINS, F. M. ESTADO DA ARTE SOBRE LEITURA HIPERTEXTUAL em ambiente virtual de aprendizagem. Revista digital Hipertextus. Edição n.4, Jan/2010. Disponível em: http://www.hipertextus.net/ volume4/Francimary-Macedo-MARTINS.pdf. Acesso em: 28 ago. 2017. (Artigo em Periódico Digital)
OSTROWER, F. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Editora Vozes, 1987. 192 p. (Obra completa)
VAZ, A.; SILVA, R. Fundamentos da linguagem visual. Curitiba: Editora InterSaberes, 2016. 320 p. (Obra completa)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.