Contribuições de Humberto Maturana para Formação de Professores (as): Repensando Práticas Inclusivas.
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1274Palavras-chave:
Formação de Professores, Humberto Maturana, Emoção, Aprendizagem, Educação Inclusiva.Resumo
Este trabalho tem por finalidade refletir sobre o processo educativo escolar, o qual esta permanentemente sendo desafiado em seus pressupostos epistemológicos de produção de conhecimento. Como não poderia deixar de ser, a Formação de Professores (as) está diretamente implicada e transpassada por este processo de “Transição Paradigmática” por que passa a sociedade em geral e a educação em particular. O trabalho pretende fazer uma reflexão sobre as contribuições de alguns pressupostos de Humberto Maturana sobre o descompasso dos processos educacionais, bem como o repensar práticas inclusivas a partir da proposição de que a emoção é o sentimento que orienta nossas atitudes diárias. Este texto resulta de parte de pesquisas realizadas durante o Doutorado em Educação/PPGE/UFSM. Metodologicamente esta pesquisa se caracteriza de forma bibliográfica.
Referências
MATURANA, H.; Reflexões sobre o amor. In:.MAGRO, C; GRACIANO,M; VAZ, N. (Orgs). A ontologia da realidade Belo Horizonte. UFMG, 1997.
MATURANA, H. R. & VARELA, F. G. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do conhecimento humano. Campinas, SP: Workshopsy, 1995.
____ Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte. UFMG, 1998.
____ A ontologia da realidade. Belo Horizonte. UFMG, 1997.
____ Da biologia à psicologia. Porto Alegre. ARTES MÉDICAS, 1998.
MATURANA, R.M.; VERDEN-ZÖLLER,G. Amar e brincar – fundamentos esquecidos do humano. São Paulo. Palas Athena, 2004.
MATURANA, H.R.; VARELA, F. De máquinas e seres vivos – Autopoiese – a organização dos seres vivos. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.
____Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Belo Horizonte. UFMG, 2001.
____ H.; REZEPEKA, N. S. Formação humana e capacitação. Petrópolis. Vozes, 2002.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa. Instituto Piaget, 1991.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um Novo Senso Comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. (A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência). São Paulo: Cortez, Vol. 1, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.