Permanência do folclore em sociedades pós-modernas: Como o programa Castelo Rá-Tim-Bum influenciou na fixação da lenda da Caipora no imaginário dos jovens
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1332Palavras-chave:
caipora, castelo rá-tim-bum, folclore, pós-modernidade, televisãoResumo
O presente trabalho consiste em uma pesquisa que tem como objetivo compreender como a lenda folclórica da Caipora está presente no imaginário dos jovens e mais especificamente como o programa infantil de televisão Castelo Rá-Tim-Bum influenciou para esta presença. O trabalho tem a noção do ser humano como animal simbólico (CASSIRER, 1994) e a importância do folclore para a comunidade, como pontos norteadores e justificantes para a sua realização, desta forma, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa, através de formulário online, e os dados obtidos foram analisados qualitativamente. Ao longo do trabalho procuramos observar de que forma os programas de televisão podem influenciar na fixação de lendas folclóricas típicas de determinada cultura e como este fenômeno é caracterizado nas relações, tendo como principal objeto de estudo as respostas dadas pelos jovens que preencheram o formulário. A pesquisa analisa também como a permanência e o cultivo do folclore acontece nas sociedades pós-modernas e tecnológicas, observando modificações e comportamentos típicos das mesmas.
Métricas
Referências
CASCUDO, L. D. C. Dicionário Do Folclore Brasileiro. 12. ed. São Paulo: Global, 2012.
CASSIRER; ERNST. Uma Introdução a uma Filosofia da Cultura Humana. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
COSTA, A. C. F. O espírito errante: Enraizamento dinâmico e fala plural. Estação Literária, Londrina, v. 10A, p. 52-65, Dezembro 2012.
FRANCHINI, A. As 100 melhores lendas do folclore brasileiro. 2º. ed. Porto Alegre: L&PM Editores, 2011.
GOMES, E. S. L. E. A. As lendas nos livros didáticos: uma análise mítica. In: FERREIRA-SANTOS, M.; GOMES, E. S. L. (. ). Educação e religiosidade: imaginários da diferença. João Pessoa: Editora UFPB, 2010. p. 119-140.
MAFFESOLI, M. Sobre o Nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Rio de Janeiro: Record, 2001.
MAFFESOLI, M. O Tempo Retorna. 1º. ed. Rio de Janeiro: Forense Univesitária, 2012.
PITTA, D. P. R. Iniciação á teoria do imaginário de Gilbert Durand. Recife: UFPE, 1995.
SILVA, J. M. As Tecnologias do Imaginário. 3º. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.