Trabalho religioso e mercado religioso no meio pentecostal

Autores

  • James Washington Alves dos Santos Professor do Instituto Federal - Alagoas e aluno de dourado em Ciências Sociais da UNESP (Araraquara).

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.451

Palavras-chave:

trabalho, mercado, religião

Resumo

Este artigo propõe estudar os conceitos de trabalho e mercado religiosos no meio pentecostal (Assembleia de Deus) e sua aplicação em relação ao contexto da cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Neste sentido, foi feita uma articulação que envolve produção simbólica, desigualdade social e relações sociais, a fim de fundamentar esta forma de trabalho enquanto poder de consagração dado aos agentes religiosos, possibilitando a eles o monopólio do serviço que prestam. A contribuição de um projeto como este para o entendimento dos mecanismos que circulam as relações humanas é algo contundente, visto que o monopólio da produção de bens religiosos é uma forma estratégica de dominação, que tem fundamento na separação arbitrária entre produtores e consumidores de simbologia religiosa. Assim, fazemos menção ao contexto político-religioso em Alagoas, definindo o que vem a ser o trabalho e o mercado religiosos, os agentes envolvidos, as relações de aliança e conflito entorno desta questão e a importância do fenômeno religioso na atualidade. É importante ressaltar que o problema de pesquisa que temos é a defesa da autonomia da religião, visando romper com a dicotomia entre idealismo e materialismo na religião. Isso possibilita em nossa opinião, ver a religião como espaço onde ocorre a crença pessoal no transcendente e ao mesmo tempo a presença da desigualdade social em sua própria estrutura.

Palavras-Chave: trabalho, mercado, religião.

.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

James Washington Alves dos Santos, Professor do Instituto Federal - Alagoas e aluno de dourado em Ciências Sociais da UNESP (Araraquara).

Professor de Sociologia do Instituto Federal - Alagoas e aluno de doutorado do curso de Ciências Sociais - UNESP (ARARAQUARA).

Linhas de pesquisa: Sociologia Econômica; Sociologia da Religião; Mercado de bens Simbólicos.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Santos, J. W. A. dos. (2017). Trabalho religioso e mercado religioso no meio pentecostal. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.451

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo