Trabalho religioso e mercado religioso no meio pentecostal
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.451Mots-clés :
trabalho, mercado, religiãoRésumé
Este artigo propõe estudar os conceitos de trabalho e mercado religiosos no meio pentecostal (Assembleia de Deus) e sua aplicação em relação ao contexto da cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Neste sentido, foi feita uma articulação que envolve produção simbólica, desigualdade social e relações sociais, a fim de fundamentar esta forma de trabalho enquanto poder de consagração dado aos agentes religiosos, possibilitando a eles o monopólio do serviço que prestam. A contribuição de um projeto como este para o entendimento dos mecanismos que circulam as relações humanas é algo contundente, visto que o monopólio da produção de bens religiosos é uma forma estratégica de dominação, que tem fundamento na separação arbitrária entre produtores e consumidores de simbologia religiosa. Assim, fazemos menção ao contexto político-religioso em Alagoas, definindo o que vem a ser o trabalho e o mercado religiosos, os agentes envolvidos, as relações de aliança e conflito entorno desta questão e a importância do fenômeno religioso na atualidade. É importante ressaltar que o problema de pesquisa que temos é a defesa da autonomia da religião, visando romper com a dicotomia entre idealismo e materialismo na religião. Isso possibilita em nossa opinião, ver a religião como espaço onde ocorre a crença pessoal no transcendente e ao mesmo tempo a presença da desigualdade social em sua própria estrutura.
Palavras-Chave: trabalho, mercado, religião.
.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.