Progetto lei e a relevância do empoderamento e da inclusão das mulheres – inclusive migrantes – em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.23899/ynmcev36Palavras-chave:
Agenda 2030; Igualdade de gênero; Inclusão; Migrações; ONU.Resumo
O presente artigo tem como objetivo estudar o Progetto Lei, que busca o empoderamento e a inclusão de mulheres — inclusive migrantes — em condição de vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho nas regiões do município de Perugia e do Distrito de Nova Imola (Itália), bem como analisar a inter-relação dos resultados do projeto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Este estudo insere-se na perspectiva da efetividade da igualdade de gênero por meio da inclusão no mercado de trabalho. Essa temática ainda emerge em 2025 como um desafio complexo e global, instigando reflexões profundas relacionadas à igualdade de gênero, inclusão, diversidade e ao cumprimento efetivo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Metodologicamente, foi adotada uma abordagem qualitativa com análise documental e pesquisa participante, utilizando o próprio projeto como suporte para a análise e reflexão dos dados. Por fim, conclui-se que as ações para a inclusão das mulheres, por meio de capacitação para o trabalho, foram efetivadas por meio do trabalho em rede desenvolvido pelo projeto.
Referências
AICCON RESARCH CENTER. Il cambiamento generato dal progetto “lei_lavoro, empowerment & inclusione. Disponível em: < https://www.arcacoop.com/wp-content/uploads/2024/07/Report-VIS-Arca-LEI-2023.pdf>. Acesso em 26 set. 2024.
BAUMAN, Zygmunt. Estranhos à nossa porta. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. 1 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
DUTRA, Delia. Mulheres, Migrantes, Trabalhadoras: a segregação no mercado de trabalho. Revista Interdisciplinar de Mobilidade Humana, Brasília, Ano XXI, n. 40, p. 177-193, jan./jun. 2013.
FERRAZ, Deise Brião; COSTA, Marli Marlene Moraes da. O protocolo de julgamento com perspectiva de gênero como resposta institucional à pretensa universalização do feminino, amparada nos esforços internacionais de eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres. Revista de Direito Internacional, Brasília, v. 20, n. 1, p. 114-127, 2023.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de. MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 37-45, 2007.
MALCORRA, Susana. Las Naciones Unidas y la mujer. In: BLASCO, Marina Mendonça Fernando (Org.). Perspectiva feminista para uma nova governança global. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, p. 39-64, 2022.
MOROKVASIC, Mirjana. Birds of Passage are also Women...In: International Migration Review. New York: The Center for Migration Studies of New York, 1984. p. 886-907.
Progetto LEI: lavoro, empowerment e inclusione. Sitio eletrônico. Disponível em: < https://www.arcacoop.com/cosa-facciamo/progetto-lei/>. Acesso em 23 set. 2024.
RAMOS, André de Carvalho. Direito dos Estrangeiros no Brasil: a imigração, Direito de Ingresso e os Direitos dos estrangeiros em situação irregular. In: SARMENTO, Daniel; IKAWA, Daniela; PIOVESAN, Flávia. Igualdade, diferença e direitos humanos. Rio de janeiro: Lumen Juris, 2008. p. 721-745.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie. ALMEIDA, Cristóvão Domingos de. GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Débora Rocha de, Thaisy Bentes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.