Rituais e Significados
A Cultura do Consumo na Sociedade Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.23899/cfeexk09Palavras-chave:
Consumo, Cultura do consumo, Sociedade de consumoResumo
Neste texto busco desenvolver algumas ideias sobre a cultura do consumo, desde seu início na época da revolução industrial, começando nos moldes do sistema capitalista e com o mercado liberal. O texto tem como objetivo analisar o conceito e história da cultura do consumo, abordando também o significado que os bens de consumos trazem para os indivíduos, seus ritos com determinadas posses e também visa entender como um consumidor é manipulado a ter esse tipo de pensamento consumista com intervenção da publicidade e marketing digital que na modernidade é o que molda a mente do consumidor. Para esse fim foi feita uma análise de referencial teórico sobre a cultura do consumo com a ajuda dos autores Mccracken (2007), Barbosa (2004), Slater (2001) e Taschner (1996) que buscam analisar e compreender a cultura e a sociedade de consumo.
Referências
BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2004.
CUNHA, Alexandre Mendes et al. O terror superposto: uma leitura lefebvriana do conceito de terrorismo e suas relações com o mundo contemporâneo. Encontro Nacional da ANPUR, v. 10, p. 2317-1529.2003, 2003.
COLOMBO, Luciane Ozelame Ribas; FAVOTO, Thais Brandt; DO CARMO, Sidney Nascimento. A evolução da sociedade de consumo. Akrópolis-Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, v. 16, n. 3, 2008.
MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: uma explicação teórica da estrutura e do movimento do significado cultural dos bens de consumo. Revista de Administração de Empresas, v. 47, p. 99-115, 2007.
SLATER, Don. Cultura do consumo & modernidade–Exame. NBL Editora, 2001.
TASCHNER, Gisela. Raízes da cultura de consumo. Revista USP, n. 32, p. 26-43, 1996.
_______. Lazer, cultura e consumo. Revista de Administração de Empresas, v. 40, p. 38-47, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nathan Rodrigues Pereira, Juliana Cristina Franz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.