Formação Continuada na EJA em uma Escola Andarilha
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v8i3.2315Palavras-chave:
EducaçãoResumo
O presente artigo apresenta reflexões preliminares sobre a formação continuada de professoras/es da educação de jovens e adultos no contexto de uma escola municipal que possui como característica ser uma escola andarilha. Metodologicamente, o trabalho ancora-se na abordagem qualitativa utilizando-se das experiências vivenciadas nos espaços formativos. Utilizamos como aporte teórico o posicionamento dos seguintes teóricos: Freire (2014, 2015), Soares (2011), Anadon e Gonçalves (2018). As reflexões feitas demonstram que a formação continuada é um importante espaço para o empoderamento e construção da identidade da professora da EJA como também um exercício fundamental para a reflexão sobre a práxis.
Referências
ANADON, S. B., & GONÇALVES, S. D. R. V. Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 35–57, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8181
FREIRE, P. Política e educação. [organização Ana Maria de Araújo Freire]. 2ªed. – São Paulo: Paz e Terra, 2015.
______. Pedagogia do Oprimido 57ª ed., rev. e atual - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
SOARES, Leôncio José Gomes. As especificidades na formação do educador de jovens e adultos: um estudo sobre propostas de EJA. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 303-322, 2011.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva In: VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: São Paulo: Papirus, 2003.
VENTURA, J.; CARVALHO, R, M. Formação Inicial de Professores para a EJA. Revista Lugares de Educação [RLE], Bananeiras/PB, v. 3, n. 5, p. 22-36 Jan.-Jun. 2013. Disponível em http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rle/issue/view/1234/showToc
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daiane Ferreira Ferreira, Elaine Corrêa Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.