Pedagogia dos multiletramentos na educação integral
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i02.231Palavras-chave:
Programa Mais Educação. Multiletramento. Protótipos.Resumo
O presente estudo originou-se a partir do Programa de Educação Tutorial (PET)- Pedagogia e está vinculado à Universidade Federal do Pampa, Câmpus Jaguarão/RS. A pesquisa central do PET é o fracasso/sucesso escolar na Educação Básica, das escolas públicas de Jaguarão/RS, tomando por base os dados de avaliação de desempenho escolar divulgados pelo IDEB. Para pesquisar o porquê desse fracasso e do sucesso escolar desse município, iniciaram-se observações nas escolas. Simultaneamente, quando se iniciou as observações, estava em andamento um programa na escola, conhecido como Programa Mais Educação (PME), que foi e está sendo implantado com o intuito de iniciar uma política rumo à Educação Integral. Esta pesquisa ficará restrita ao macrocampo Acompanhamento Pedagógico, em Letramento/Alfabetização. Para contribuir com a escola e o programa, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, em que aplicou-se um questionário com 08 (oito) sujeitos envolvidos, para investigar se conheciam o PME. Após esse diagnóstico, surgiu o interesse em pesquisar o letramento, mais especificamente, o multiletramento, com o intuito de verificar se há atividades específicas para trabalhar o multiletramento no 6º ao 9º ano, na perspectiva da Educação Integral, nas escolas públicas de Jaguarão/RS. Caso não as encontrasse, seria proposta uma atividade para ser trabalhada com o multiletramento no PME. Os resultados do questionário apontaram que a maioria dos sujeitos desconhecia o PME. Com relação a atividades sobre multiletramento, estas estão circulando, por exemplo, em Rojo e Moura (2012), mas não encontrou-se direcionadas para o PME. Diante disso, propôs-se o protótipo: gênero biografia/facebook.Métricas
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In:__. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 279-287.
BLOG PET PEDAGOGIA, objetivos do grupo. Jaguarão, Agosto de 2011. Disponível em:
http://petunipampa-pedagogia.blogspot.com.br/p/objetivo-do-grupo.html. Acesso em: 12 de novembro de 2014.
BRASIL, Decreto Nº 7.082, DE 27 DE JANEIRO DE 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7082.htm Acesso em: 20 de novembro de 2014.
BRASIL, Plano Nacional da Educação 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf Acesso: 20 de novembro de 2014.
BRASIL. Portaria Normativa Interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf Acesso em: 20 de novembro de 2014.
CADERNO PASSO A PASSO. Programa Mais Educação. s/d. Disponível em: https://www.google.com.br/portal.mec.gov.br%2Findex.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download. Acesso em: 1 de novembro de 2014.
CENTRO DE REFÊRENCIA EM EDUCAÇÃO INTEGRAL, Educação de tempo integral. Publicado em 23 de ago de 2013 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SzqmiJLxmbc. Acesso em: 11 de novembro de 2014.
FACEBOOK, Criação da conta ou login. Disponível em: https://www.facebook.com. Acesso em: 18 de novembro de 2014.
MEC, Kit letramento. Disponível em: Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=kit+letramento+mais+educao. Acesso em: 11 de novembro de 2014.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública)" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira – EducaBrasil.São Paulo: Midiamix Editora, 2002,http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=83. Acesso em: 05 de Dezembro de 2014.
MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.
MOLL, Jaqueline. Um paradigma contemporâneo para educação integral. Pátio – Revista Pedagógica. Porto Alegre, n. 51. P. 12-15, ago/out, 2099b.
MÜLLER, Angélica. Qualidade no ensino superior: a luta em defesa do Programa Especial de Treinamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
ROJO, H. Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola.São Paulo: Parábola, 2012.
ROJO, Roxane (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs.1. ed. São Paulo:Parábola, 2013.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio n.29fev/abr 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.