Pedagogia dos multiletramentos na educação integral
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i02.231Mots-clés :
Programa Mais Educação. Multiletramento. Protótipos.Résumé
O presente estudo originou-se a partir do Programa de Educação Tutorial (PET)- Pedagogia e está vinculado à Universidade Federal do Pampa, Câmpus Jaguarão/RS. A pesquisa central do PET é o fracasso/sucesso escolar na Educação Básica, das escolas públicas de Jaguarão/RS, tomando por base os dados de avaliação de desempenho escolar divulgados pelo IDEB. Para pesquisar o porquê desse fracasso e do sucesso escolar desse município, iniciaram-se observações nas escolas. Simultaneamente, quando se iniciou as observações, estava em andamento um programa na escola, conhecido como Programa Mais Educação (PME), que foi e está sendo implantado com o intuito de iniciar uma política rumo à Educação Integral. Esta pesquisa ficará restrita ao macrocampo Acompanhamento Pedagógico, em Letramento/Alfabetização. Para contribuir com a escola e o programa, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, em que aplicou-se um questionário com 08 (oito) sujeitos envolvidos, para investigar se conheciam o PME. Após esse diagnóstico, surgiu o interesse em pesquisar o letramento, mais especificamente, o multiletramento, com o intuito de verificar se há atividades específicas para trabalhar o multiletramento no 6º ao 9º ano, na perspectiva da Educação Integral, nas escolas públicas de Jaguarão/RS. Caso não as encontrasse, seria proposta uma atividade para ser trabalhada com o multiletramento no PME. Os resultados do questionário apontaram que a maioria dos sujeitos desconhecia o PME. Com relação a atividades sobre multiletramento, estas estão circulando, por exemplo, em Rojo e Moura (2012), mas não encontrou-se direcionadas para o PME. Diante disso, propôs-se o protótipo: gênero biografia/facebook.Références
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In:__. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 279-287.
BLOG PET PEDAGOGIA, objetivos do grupo. Jaguarão, Agosto de 2011. Disponível em:
http://petunipampa-pedagogia.blogspot.com.br/p/objetivo-do-grupo.html. Acesso em: 12 de novembro de 2014.
BRASIL, Decreto Nº 7.082, DE 27 DE JANEIRO DE 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7082.htm Acesso em: 20 de novembro de 2014.
BRASIL, Plano Nacional da Educação 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf Acesso: 20 de novembro de 2014.
BRASIL. Portaria Normativa Interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf Acesso em: 20 de novembro de 2014.
CADERNO PASSO A PASSO. Programa Mais Educação. s/d. Disponível em: https://www.google.com.br/portal.mec.gov.br%2Findex.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download. Acesso em: 1 de novembro de 2014.
CENTRO DE REFÊRENCIA EM EDUCAÇÃO INTEGRAL, Educação de tempo integral. Publicado em 23 de ago de 2013 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SzqmiJLxmbc. Acesso em: 11 de novembro de 2014.
FACEBOOK, Criação da conta ou login. Disponível em: https://www.facebook.com. Acesso em: 18 de novembro de 2014.
MEC, Kit letramento. Disponível em: Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=kit+letramento+mais+educao. Acesso em: 11 de novembro de 2014.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública)" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira – EducaBrasil.São Paulo: Midiamix Editora, 2002,http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=83. Acesso em: 05 de Dezembro de 2014.
MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.
MOLL, Jaqueline. Um paradigma contemporâneo para educação integral. Pátio – Revista Pedagógica. Porto Alegre, n. 51. P. 12-15, ago/out, 2099b.
MÜLLER, Angélica. Qualidade no ensino superior: a luta em defesa do Programa Especial de Treinamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
ROJO, H. Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola.São Paulo: Parábola, 2012.
ROJO, Roxane (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs.1. ed. São Paulo:Parábola, 2013.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio n.29fev/abr 2004.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.