O Projeto “Educação em Turismo para Estudantes do 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lóris Antônio Pasquali Reali em Bento Gonçalves/RS”
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v7i4.2201Palavras-chave:
Educação, Hospitalidade, Turismo, Vale dos VinhedosResumo
Este texto apresenta o projeto do curso de Educação em Turismo que foi desenvolvido para estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lóris Antônio Pasquali Reali, no ano de 2019, demandado pela Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves. Na ocasião, o objetivo tratava-se de iniciar os estudos de educação turística, fornecendo ferramentas necessárias aos estudantes para as práxis cotidianas que envolviam o Turismo e a Hospitalidade vistos como atividades importantes para o desenvolvimento socioeconômico de Bento Gonçalves. Nesse contexto, torna-se significativo, por meio de cursos, complementar a educação formal do ensino fundamental dos estudantes do Vale dos Vinhedos, com conhecimentos específicos sobre o turismo para o envolvimento com a atividade e o trato com o turista. A metodologia utilizada, tanto nas aulas teóricas como nas visitas técnicas, refere-se a uma abordagem participativa em que se teve êxito com a participação dos alunos no processo educativo, valorizando seus conhecimentos e suas experiências. Como resultado do curso, esperava-se que os egressos compreendessem a atividade turística como importante para o desenvolvimento socioeconômico, para a valorização da cultura e para a preservação ambiental do município e, principalmente, do Vale dos Vinhedos, tornando-se disseminadores desse conhecimento na comunidade.
Métricas
Referências
APROVALE. ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE VINHOS FINOS DO VALE DOS VINHEDOS. O Vale. Bento Gonçalves: APROVALE, [2019?]. Disponível em: http://www.valedosvinhedos.com.br/vale/. Acesso em: 21 jun., 2019.
CASTRO, Virgínia Aparecida; SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira; GIMENES-MINASSE, Maria Henriqueta Sperandio Garcia; GIRALDI, Janaina de Moura Engracia. Práticas de visitação nas vinícolas da Serra Gaúcha: unindo vitivinicultura ao turismo no sul do Brasil. Revista Turismo em Análise. São Paulo, v. 28, n. 3, p. 380-402, set./dez., 2017. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/123216//. Acesso em: 06 mai., 2020.
CENTRO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE BENTO GONÇALVES. Contingente humano. Revista Panorama Socioeconômico. Bento Gonçalves, RS, v. 4. 2018. Disponível em: http://www.cicbg.com.br/uploads/revista_panorama_cic_2018.pdf. Acesso em: 25 mai. 2019.
______. Turismo. Revista Panorama Socioeconômico. Bento Gonçalves, RS, v. 48. 2019.
Disponível em: http://www.cicbg.com.br/uploads/revista_panorama_cic_2019.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.
FLORES, Maria Amélia Duarte; FLORES, Andiara. Diagnóstico do enoturismo brasileiro: um mercado de oportunidades. Brasília, DF: SEBRAE; Bento Gonçalves, RS: IBRAVIN, 2012.
FONSECA FILHO, Ari da Silva. Educação e turismo: reflexões para elaboração de uma educação turística. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 5-33, set., 2007.
GIMENES, Maria Henriqueta. Você tem sede de quê? Notas introdutórias sobre o enoturismo. Contextos da Alimentação: comportamento, cultura e sociedade, [S. l.], v. 1, p. 6-15, 2011. Disponível em: http:// http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistacontextos/wpcontent/uploads/2013/10/6a15_Voce-Tem-Sede-de-Que.pdf. Acesso em: 20 mai., 2020.
HERÉDIA, Antônio Carlos Guimarães. Humanismo de hoje: ser imigrante no universo da vida. Caxias do Sul: Educs, 2004.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Hospedagem Subsequente ao Ensino Médio. Bento Gonçalves: IFRS, 2016. Disponível em: https://ifrs.edu.br/bento/wp-content/uploads/sites/13/2019/03/ppc-final-com-a-resolu%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 20 jun., 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. – IFGOIANO. Visitas técnicas. Cristalina: IFGoiano, 2017. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/visitas-tecnicas. Acesso em: 23 jun., 2019
LOPES, Édisa Brito et al. Metodologias para o trabalho educativo com adolescentes. Revista Adolescer: compreender, atuar, acolher, Brasília, DF, v. 3, p. 141-276, [20--]. Disponível em: http://www.abennacional.org.br/revista/sumario.html. Acesso em: 23 jun., 2019.
PREFEITURA DE BENTO GONÇALVES. Secretaria Municipal de Turismo – SMTUR. Bento Gonçalves – RS: capital brasileira do vinho. Disponível em: https://bentogoncalves.atende.net. Acesso em: 02 jul., 2019.
REBELO, Salete Mocelin. Plano Municipal de Educação Turística – PMET: um modelo para os municípios brasileiros de potencial turístico. 1998. Extrato de Tesis Doctoral (...) – Faculdad de Ciencias de la Educación, Universidad Pontifícia de Salamanca, Salamanca, 1998.
VALDUGA, Vander. Raízes do turismo no território do vinho: Bento Gonçalves e Garibaldi -1870 a 1960 (RS/BRASIL). Porto Alegre: UFRGS, 2011. 219 f. Tese (Doutorado em Geografia), Programa de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carlos José de Azevedo Machado, Carlos Henrique M. Funck
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.