A abordagem da cultura na geografia e a comunidade surda

uma aproximação temática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v7i2.2003

Palavras-chave:

Cultura Surda, Geografia Cultural, Estudos em Cultura, Geografia de Surdos

Resumo

Este ensaio contempla a abordagem cultural na Geografia, a partir de uma periodização desde sua gênese ao seu processo de renovação. Por meio de revisão teórica, destaca as contribuições dos geógrafos Carl Ortwin Sauer e Paul Claval para o estudo da cultura na Ciência Geográfica e, a partir das perspectivas desses autores, realiza um exercício de olhar, no presente, possibilidades de abordagem dos surdos/Surdos na Geografia. Assim, entendendo que Sauer e Claval diversificaram as abordagens culturais na Geografia e partindo do pressuposto de que os clássicos contribuem para a compreensão da realidade socioespacial do presente, o texto aponta possibilidades de realização de pesquisas sobre os Surdos e a Comunidade Surda, temática ainda pouco explorada pelos geógrafos brasileiros no contexto da Geografia Cultural. Com isso, ilustra o “olhar múltiplo” possível aos pesquisadores diante de diferentes entendimentos que se têm de cultura no âmbito da Geografia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia dos Santos Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - CAPES), Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília, Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela UnB. Tem experiência como professora da rede pública do Distrito Federal (SEDF), tendo atuado como vice-diretora de unidade escolar, coordenadora e professora de ensino básico. Trabalha com ênfase em Educação e Geografia Humana (Análise Territorial e Urbana). Seu interesse de pesquisa se concentra em diferenças sociais e o direito à cidade. Atualmente explora as experiências de sujeitos surdos e a construção social cotidiana

Laís Ariane Martins Barbosa Correia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma Universidade (2016). Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2013). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisas e Estudos Geográficos - NUPEG/ IFRN. Atua nos seguintes temas: Cidades Saudáveis,Planejamento e Gestão do Território,Geografia e Meio ambiente, Saneamento Básico, Vulnerabilidade Socioambiental, Metodologia do trabalho científico.

Eugênia Maria Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), Mestrado em Ciências Sociais (1996) e Doutorado em Educação (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente sou Professora Titular do Departamento de Geografia da referida instituição, com atuação nos cursos de Graduação em Geografia (Licenciatura Presencial e a Distância e Bacharelado) e de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado/Doutorado Acadêmico) e Profissional (GEOPROF). Entre 2018-2019 realizei Pós-Doutorado no Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM/UFRN) com ênfase na abordagem Mestiça de Michel Serres. Tenho me dedicado, além das atividades de ensino, as atividades administrativas, assumindo funções de coordenação e chefia de departamento. No âmbito da Pesquisa desenvolvo estudos na área de Geografia e Educação, com enfoque nos Estudos Urbanos e Ensino de Geografia, a partir da interface fenomenologia e Complexidade.

Ione Rodrigues Diniz Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Geografia (1985), mestre (1998) e doutora (2004) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Titular da referida instituição, atualmente vinculada ao Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (DGE-CCHLA). Desde 1991 desenvolve atividades de gestão, ensino, pesquisa, extensão e outros fazeres afeitos à docência universitária. Na Gestão, assumiu as funções de coordenadora e vice-coordenadora de curso de graduação e pós-graduação, chefe e vice-chefe de departamento; atualmente, é Secretária Adjunta de Educação a Distância da UFRN. No Ensino de graduação, atuou nos cursos de licenciatura e/ou bacharelado em Geografia, Pedagogia e Turismo (presencial) e Tecnólogo em Gestão Pública (a distância); atualmente atua prioritariamente na Licenciatura em Geografia a Distância. No Ensino de pós-graduação, atuou em cursos de especialização e no Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA); na atualidade, é vinculada aos programas de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (PPGe-CCHLA), Pós-graduação em Geografia - Mestrado Profissional (GEOPROF-CCHLA/CERES-Campus de Caicó) e Pós-graduação em Geografia (GEOCERES-Campus de Caicó). Na Pesquisa, desenvolve projetos e orientações de trabalhos, em nível de graduação e pós-graduação, nas áreas de Geografia, principalmente nas subáreas de Geografia Urbana, Geografia Regional, Desenvolvimento Regional e Geografia e Saúde, e de Ensino de Geografia e de Educação mediada por tecnologias. Na Extensão, atua como coordenadora e colaboradora de ações nas modalidades de curso, programa, produto, projeto e, principalmente, evento. Participa de eventos locais-regionais, nacionais e internacionais como conferencista, palestrante, expositora/debatedora em mesa-redonda, entre outros, abordando temas correlatos as áreas em que atua como professora-pesquisadora. Possui uma produção científica diversa (capítulos de livros, artigos em periódicos, trabalhos em anais de eventos e material didático),com enfoque nas áreas em que atua na seara da pesquisa, destacando-se entre as publicações os livros de autoria própria e aqueles organizados ou produzidos em equipe. 

Referências

ALMEIDA, M. G. Geografia Cultural e geógrafos culturalistas: uma leitura francesa. GEOSUL, nº 15, ano VIII, 1º semestre, 1993.

BAUMAN, H. DeafSpace Design Guidelines. vol. 1. Internal, 2010

CLAVAL, P. Terra dos homens: A Geografia. Trad. Domitila Madureira. São Paulo: Contexto, 2010.

CLAVAL, P. “A volta do cultural” na geografia. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 01, número 01, p. 19-28. 2002.

CLAVAL, P. A geografia cultural no Brasil. In: BARTHE-DELOIZY, F., SERPA, A., (Orgs.). Visões do Brasil: estudos culturais em Geografia [online]. Salvador: EDUFBA; Edições L'Harmattan, 2012, pp. 11-25.

CLAVAL, P. A Geografia Cultural. 3 ed. Florianópolis: UFSC, 2007.

CLAVAL, P. Géographie culturelle, 1995. In: L'information géographique, volume 61, n°1, 1997. p. 39.

CLAVAL, P. La Fabrication Du Brésil: une grande puissance en devenir. Éditions Belin, 2004.

CLAVAL, P. Uma ou algumas abordagem(ns) cultural(is) na Geografia Humana! In: SERPA, A. (Org.). Espaços Culturais: vivências, imaginações e representações. Salvador: Edufba, 2008, pp.13-29.

CORRÊA, R. L. Carl Sauer e a Escola de Berkeley: uma apreciação. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Matrizes da geografia cultural. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001.

CORRÊA, R. L. Sobre a Geografia Cultural. 2009. Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://ihgrgs.org.br/artigos/contibuicoes/Roberto%20Lobato%20Corr%C3%AAa%20-%20Sobre%20a%20Geografia%20Cultural.pdf. Acesso: maio/2019

CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. Sobre Carl Sauer: uma introdução. IN: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Sobre Carl Sauer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011

GADE, D. Carl Sauer e a força da curiosidade nas pesquisas geográficas. IN: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Sobre Carl Sauer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011

GULLIVER, M.; KITZEL, M. “Deaf Geography, an introduction”. 2015

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico 2010: Características gerais da população, pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

JOHNSON, C. A. Articulation of Deaf and Hearing Spaces Using Deaf Space Design Guidelines: A Community Based Participatory Research with the Albuquerque Sign Language Academy. (2010).

LEVY, J.; LAUSSANT, M. Dictionnaire de la Geographie et de l’Espaces des Sociétés. Paris: Belin, 2003.

MESQUITA, Z. A geografia social na música do Prata. Espaço e Cultura, [S.l.], n. 3, p. 33-41, jul. 2013.

MORAES, A. C. R. Geografia: Pequena História Critica. São Paulo: Hucitec, 1994.

PADDEN, C. The deaf community and the culture of deaf people. In: WILCOX, S. (Ed.). American deaf culture: an anthology. Burtonsville: Lindtok Press, 1989

PENN, M.; LUKERMANN, F. Corologia e Paisagem: uma leitura internalista de “A Morfologia da Paisagem”. IN: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Sobre Carl Sauer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011

PEREIRA, É. L. "Fazendo cena na cidade dos mudos": surdez, práticas sociais e uso da língua em uma localidade no sertão do Piauí. 2013. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Florianópolis, SC, 2013. 380 p.

SÁ, N. R. L. de. Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.

SACKS, O. Vendo Vozes: Uma viagem ao mundo dos surdos. 5. reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SAUER, C. O. Geografia Cultural. Espaço e Cultura, [S.l.], n. 3, p. 1-7, jul. 2013.

SAUER, C. O. The morphology of landscape. Publications in Geography, University of California. 1925. Republicado como “A morfologia da paisagem”. In: : CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

SILVA, J. B. Paul Claval, um geógrafo por excelência: o autor e obra na leitura do livro La Fabrication du Brésil- une grande puissance em Devenir. In: ALMEIDA, M. G.; ARRAIS, T. A. (Orgs). É geografia, é Paul Claval. Goiânia: FUNAPE, 2013. p. 30-38.

SPETH, W. W. Historicismo: a visão disciplinária de mundo de Carl Sauer. IN: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Sobre Carl Sauer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011

ULATE, G. V. Espacio Y Territorio En El Análisis Geográfico. Rev. Reflexiones. 91 (1): 313-326, 2012

WILCOX, P. P.; WILCOX, S. Aprender a ver. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2005.

Downloads

Publicado

2021-10-09

Como Citar

Dias, P. dos S., Correia, L. A. M. B., Dantas, E. M., & Dantas, I. R. D. (2021). A abordagem da cultura na geografia e a comunidade surda: uma aproximação temática. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.23899/relacult.v7i2.2003

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo