Miss Brasil Gay – Construindo imaginários sobre a cidade de Juiz de Fora - MG

Autores

  • Muryllo Rhafael Lorensoni ECCO-UFMT
  • José Serafim Bertoloto
  • Maria Regiane S. L. Barroso
  • Silvia Mara Davies
  • Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1824

Palavras-chave:

Miss Brasil Gay, Imaginário, Cidade, Turismo Cultural.

Resumo

O presente texto observa por meio de uma pesquisa documental, um fenômeno da cultura urbana e da arte transformista, o concurso Miss Brasil Gay exerce o papel de atrativo para o desenvolvimento do turismo cultural e turismo de eventos além de trazer reconhecimento e olhares da mídia. Este estudo visa apresentar o evento, realizado na cidade mineira de Juiz de Fora há mais de 38 anos o que permeia imaginários como um local do protagonismo gay. O certame se destaca por ser a celebração de uma tradição urbana que movimenta o comércio local e população entorno de sua realização, o que instituiu o evento como o quarto Registro Imaterial do município, criando um imaginário sobre a cidade.

     

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Muryllo Rhafael Lorensoni, ECCO-UFMT

Possui mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013), especialização em Gestão de Moda pela Universidade Paranaense (2010), graduação em Design de Moda pela Universidade de Cuiabá (2013), graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português e Inglês pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2010), graduação em Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paranaense (2008). Atualmente é Doutorando no Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO na Universidade Federal de Mato Grosso e desenvolve a pesquisa - Miss Gay - O protagonismo gay e os atos performáticos de gênero, com o auxílio da bolsa CAPES .Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, folkcomunicação, moda, fotografia, estudos de gênero, performance, transformismos.     

José Serafim Bertoloto

    

Maria Regiane S. L. Barroso

   

Silvia Mara Davies

  

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini

 

Referências

AZE ABRAMO, M. C. Turismo GLBT: a importância do Miss Brasil Gay e sua contribuição para a cidade de Juiz de Fora, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2008.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. 2 Ed. Porto Alegre: Zook, 2011.

CANCLINI, N.G. in A cultura pela cidade / Teixeira Coelho (org.). - São Paulo : Iluminuras : Itaú Cultural, 2008.il.

CHARTIER. R. O mundo como representação. In: ____. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002, p. 61-80.

COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras, 1997.

MOESCH, M. Por uma epistemologia do Turismo. In: MOESCH, M. A produção do saber Turístico. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2002.

PEREIRA, G.D; ANJOS, E.S. - Vínculos entre Turismo, Eventos e o Patrimônio Imaterial em Juiz de Fora, Minas Gerais: uma reflexão sobre processo de registro do “Miss Brasil Gay”. Juiz de Fora – ABET, 2011.

PERALTA, E. O mar por tradição: o patrimônio e a construção das imagens do turismo. Horizonte antropológico. Porto Alegre, v. 9, n. 20. 2003.

PESAVENTO, S. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Rev. Bras. Hist. vol.27 no.53 São Paulo, 2007.

RODRIGUES, M. C. Miss Brasil Gay, polêmica na passarela -Eventos como instrumento de comunicação alternativa. Juiz de Fora - UFJF, 2008.

Downloads

Publicado

2021-04-30 — Atualizado em 2021-04-30

Versões

Como Citar

Lorensoni, M. R., Bertoloto, J. S., S. L. Barroso, M. R., Davies, S. M., & Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, A. G. (2021). Miss Brasil Gay – Construindo imaginários sobre a cidade de Juiz de Fora - MG. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(6). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1824

Edição

Seção

I - Congresso Internacional Online de Estudos sobre Culturas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)