Miss Brasil Gay – Construindo imaginários sobre a cidade de Juiz de Fora - MG
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1824Palavras-chave:
Miss Brasil Gay, Imaginário, Cidade, Turismo Cultural.Resumo
O presente texto observa por meio de uma pesquisa documental, um fenômeno da cultura urbana e da arte transformista, o concurso Miss Brasil Gay exerce o papel de atrativo para o desenvolvimento do turismo cultural e turismo de eventos além de trazer reconhecimento e olhares da mídia. Este estudo visa apresentar o evento, realizado na cidade mineira de Juiz de Fora há mais de 38 anos o que permeia imaginários como um local do protagonismo gay. O certame se destaca por ser a celebração de uma tradição urbana que movimenta o comércio local e população entorno de sua realização, o que instituiu o evento como o quarto Registro Imaterial do município, criando um imaginário sobre a cidade.
Métricas
Referências
AZE ABRAMO, M. C. Turismo GLBT: a importância do Miss Brasil Gay e sua contribuição para a cidade de Juiz de Fora, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2008.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. 2 Ed. Porto Alegre: Zook, 2011.
CANCLINI, N.G. in A cultura pela cidade / Teixeira Coelho (org.). - São Paulo : Iluminuras : Itaú Cultural, 2008.il.
CHARTIER. R. O mundo como representação. In: ____. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002, p. 61-80.
COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras, 1997.
MOESCH, M. Por uma epistemologia do Turismo. In: MOESCH, M. A produção do saber Turístico. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
PEREIRA, G.D; ANJOS, E.S. - Vínculos entre Turismo, Eventos e o Patrimônio Imaterial em Juiz de Fora, Minas Gerais: uma reflexão sobre processo de registro do “Miss Brasil Gay”. Juiz de Fora – ABET, 2011.
PERALTA, E. O mar por tradição: o patrimônio e a construção das imagens do turismo. Horizonte antropológico. Porto Alegre, v. 9, n. 20. 2003.
PESAVENTO, S. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Rev. Bras. Hist. vol.27 no.53 São Paulo, 2007.
RODRIGUES, M. C. Miss Brasil Gay, polêmica na passarela -Eventos como instrumento de comunicação alternativa. Juiz de Fora - UFJF, 2008.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-04-30 (2)
- 2021-04-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Muryllo Rhafael Lorensoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.