Educação Ambiental na comunidade escolar João Goulart em Novo Hamburgo/RS: a formação do sujeito pertencente ao meio ambiente

Autores

  • Deise Bortolozo Pivoto Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo/RS
  • Janaina Agostini Braido FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Constituição de sujeitos, Resíduos sólidos

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento do projeto de ação em Educação Ambiental com as famílias da EMEF Pres. João Goulart, de Novo Hamburgo/RS, problematizando o que podemos fazer como instituição para instrumentar as famílias para práticas que influenciem o comportamento ambiental mais responsável das crianças. O trabalho objetivou a constituição de sujeitos capazes de realizar ações que visem à melhor qualidade de vida para sua comunidade, discutindo questões relativas à separação e ao destino de resíduos sólidos. Realizou-se levantamento bibliográfico, questionário, oficinas e debates, oportunizando reflexões e ações com a finalidade de experienciar o exercício da cidadania ambiental, através do senso de pertencimento. Os resultados indicaram que as vivências articuladas com os estudos teóricos viabilizaram a construção de identidades transformadoras, fortalecendo a EA na formação de sujeitos críticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deise Bortolozo Pivoto, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo/RS

Educadora, psicopedagoga e pesquisadora Especialista na área de Educação Ambiental e Especialista em Educação Inclusiva no AEE - Atendimento Educacional Especializado. Alfabetizadora, formada inicialmente em Pedagogia Séries Iniciais pela UFRGS.

Janaina Agostini Braido, FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (1999), especialista em Ciências Penais pela Anhanguera/Uniderp (2013), mestre (2015) e doutoranda em Educação Ambiental junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG. Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Direito e Educação Ambiental - GPDEA/FURG,  e como professora de especialização em Educação Ambiental do PPGEA/FURG, na modalidade de ensino a distância.

Downloads

Publicado

2021-05-08

Como Citar

Pivoto, D. B., & Braido, J. A. (2021). Educação Ambiental na comunidade escolar João Goulart em Novo Hamburgo/RS: a formação do sujeito pertencente ao meio ambiente. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6. Recuperado de https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1712

Edição

Seção

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)