Narrativas gaúchas: como o centauro dos pampas se transmutou em quimera
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i3.1703Palavras-chave:
Identidade cultural, gaúcho, Stuart Hall, Amigo Punk, Torpor partes 2 e 3.Resumo
O presente estudo tem por objetivo investigar a constituição da identidade cultural no discurso das narrativas gauchescas, levando em conta as representações do mito e não-mito presentes nos contos de Simões Lopes Neto e Cyro Martins, que habitam o imaginário do Rio Grande do Sul. Como corpus de análise, elegemos duas canções de bandas contemporâneas, Amigo Punk (1988) – Graforréia Xilarmônica – e Torpor Partes 2 e 3 (2014) – Cachorro Grande –, em que, busca-se compreender como este sujeito que agora habita um momento de fragmentação identitária é representado. Para tanto, elegemos como aporte teórico, os estudos de Stuart Hall acerca do sujeito contemporâneo.
Métricas
Referências
ALENCAR, José. O gaúcho. Rio de Janeiro: Ática, 1978.
CORRÊA, Fernando. Graforréia Xilarmônica - Amigo Punk. Clicrbs: Ao Pé da Letra. Disponível em: < http://www.clicrbs.com.br/sites/swf/zh_aopedaletra_amigopunk/index.html#4 > Acesso em: 08 jun. 2017.
DANIEL, Carine. A mitificação e a desmitificação do gaúcho em o Vaqueano e Porteira Fechada, respectivamente. Canoas: UNILASALLE, 2007.
EINSFELD, Renata. A desconstrução do signo: representação do gaúcho em Cyro Martins. In: II Jornada UFRGS de Estudos Literários, 2012, Porto Alegre. Anais II Jornada UFRGS de Estudos Literários. Porto Alegre: Editora do Instituto de Letras, 2012. Disponível em: < https://www.ufrgs.br/ppgletras/IIjornadaestlit/artigos/port_bras/EINSFELDRenata.pdf> Acesso em: 08 jun. 2017.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LEAL, Ondina Fachel. Identidade Cultural e Identidade de Gênero em uma narrativa mítica: Quando ser Gaúcho é ser Homem. Revista de Ciências Sociais (Fortaleza), v. 43, p. 43-49, 2012. Disponível em: < http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/download/419/401> Acesso em: 08 jun. 2017.
MENASCHE, Renata. Gauchismo: tradição inventada. Estudos Sociedade e Agricultura (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 22-30, 1993. Disponível em: < http://r1.ufrrj.br/esa/V2/ojs/index.php/esa/article/viewFile/15/17> Acesso em: 08 jun. 2017.
SEVERO, Cristine Zirbes. Os contos gauchescos e a construção mitológica do gaúcho. In: II Jornada de Estudos Literários, 2012, Porto Alegre. Anais da II Jornada UFRGS de Estudos Literários. Porto Alegre: UFRGS, 2012.
SILVEIRA, Verli Fátima Petri da. Imaginário sobre o gaúcho no discurso literário: da representação do mito em Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, à desmitificação em Porteira Fechada, de Cyro Martins. Tese (Doutorado em Letras). Porto Alegre: UFRGS, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.