Narrativas gaúchas: como o centauro dos pampas se transmutou em quimera

Auteurs

  • Silas Rodrigues Machado Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF http://orcid.org/0000-0002-9023-0760
  • Lais Dias de Farias Universidade da Integração Latino-Americana/UNILA

DOI :

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i3.1703

Mots-clés :

Identidade cultural, gaúcho, Stuart Hall, Amigo Punk, Torpor partes 2 e 3.

Résumé

O presente estudo tem por objetivo investigar a constituição da identidade cultural no discurso das narrativas gauchescas, levando em conta as representações do mito e não-mito presentes nos contos de Simões Lopes Neto e Cyro Martins, que habitam o imaginário do Rio Grande do Sul. Como corpus de análise, elegemos duas canções de bandas contemporâneas, Amigo Punk (1988) – Graforréia Xilarmônica – e Torpor Partes 2 e 3 (2014) – Cachorro Grande –, em que, busca-se compreender como este sujeito que agora habita um momento de fragmentação identitária é representado. Para tanto, elegemos como aporte teórico, os estudos de Stuart Hall acerca do sujeito contemporâneo.

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Bibliographies de l'auteur

Silas Rodrigues Machado, Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

Doutorando em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Lais Dias de Farias, Universidade da Integração Latino-Americana/UNILA

Mestranda em Literatura Comparada pela Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA).

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Publiée

2020-03-10

Comment citer

Machado, S. R., & de Farias, L. D. (2020). Narrativas gaúchas: como o centauro dos pampas se transmutou em quimera. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i3.1703

Numéro

Rubrique

Dossiê - É possível globalizar sem polarizar? Diferença e diversidade no contexto latino-americano e caribenho