Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: aspectos éticos e metodológicos nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1421Palavras-chave:
Educação Infantil, estratégias ético-metodológicas, identidade étnica-racial, letramento, Pesquisa com Crianças.Resumo
O trabalho, a partir do campo dos Estudos da Infância, tem como objetivo discutir os aspectos éticos e metodológicos implicados nas investigações sobre letramento e identidade étnica-racial na Educação Infantil. Metodologicamente, apresenta um mapeamento realizado no site da Biblioteca Digital de Teses de Dissertações (BDTD) a respeito das estratégias de produção de dados presentes em investigações defendidas no período de 2008 a 2018 e seus correlatos cuidados éticos no fazer investigativo. Com base nas análises, o artigo discute as especificidades das investigações com crianças e define, então, três unidades de análise: 1) especificidades da pesquisa com crianças; 2) estratégias de produção de dados presentes nas pesquisas: bricolagens metodológicas; 3) a ética na pesquisa. Com o trabalho, é possível inferir sobre a complexidade das investigações com crianças e, sobretudo, sobre a importância de que sejam conhecidos os modos como as crianças pensam sobre os assuntos que lhes dizem respeito, tendo em vista a qualificação das práticas pedagógicas e a promoção de espaços de maior participação e protagonismo dos pequenos na Educação Infantil.Métricas
Referências
ARAÚJO, A. N. B. A narrativa oral literária na Educação Infantil: quem conta um conto aumenta um ponto. 2009. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
BRAGA, A. O. “Solta o cabelo!”: etnografia sobre o cabelo crespo como marcador de identidade étnico-racial entre crianças negras da Educação Infantil. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2016.
BUENO, L. A. Práticas de letramento de uma turma de pré-escola em uma escola do campo no município do Rio Grande - RS. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, 2015.
DELGADO, A. C. C.; MÜLLER, F. Sociologia da Infância: pesquisa com crianças (Apresentação). Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 351-360, maio/ago. 2005.
DORNELLES, L. V.; FERNANDES, N. Estudos da Criança e Pesquisa com Crianças: nuances luso-brasileiras acerca dos desafios éticos e metodológicos. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 65-78, jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss1articles/dornelles-fernandes.pdf. Acesso em: 09 dez. 2018
GRAUE, E.; WALSH, D. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
MARTINS FILHO, A. J. Jeitos de ser criança: balanço de uma década de pesquisas com crianças apresentadas na Anped. In: MARTINS FILHO, Altino José. Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas: Autores Associados, 2011.
MORAES, P. M. B. M. As vozes da infância: narrativas e estórias das crianças em interações em uma UMEI de Belo Horizonte. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito. Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014
PIRES, F. Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 50, n. 1, p. 225-270, jan./jun. 2007.
SALGADO, M. M.; MÜLLER, F. A participação das crianças nos estudos da infância e as possibilidades da etnografia sensorial. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 65-78, jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss1articles/muller-salgado.pdf. Acesso em: 09 dez. 2018.
SANTIAGO, F. Gritos sem palavras: resistências das crianças pequenininhas negras frente ao racismo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 2, p. 129-153, abr./jun. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.