Percepção dos residentes quanto aos impactos da atividade turística no extremo Sul do RS

Autores

  • Vanessa Saraiva Sena Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Patrícia Schneider Severo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1309

Palavras-chave:

Impactos do Turismo, Residentes, Turismo, Planejamento.

Resumo

Esta pesquisa objetiva identificar a percepção dos residentes do balneário da Barra do Chuí, localizado em Santa Vitória do Palmar, no RS, em relação aos impactos locais advindos da atividade turística; como objetivos específicos descrever os possíveis impactos apresentados pelos residentes e realizar suas categorizações. O método de pesquisa utilizado tem objetivos descritivos, com abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos técnicos é considerado bibliográfico e de levantamento com aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado aos residentes que se encontravam em suas casas no referido período da aplicação. A pesquisa contou com 89 respondentes e com sondagem domiciliar de cerca de 200 famílias no total. Parte dos resultados apontam que 8% dos residentes não só percebem os impactos positivos, mas os impactos negativos também; e que 18% dos residentes questionados não conseguem obter a percepção de nenhum impacto local, todavia a maioria dos entrevistados reconhecem a importância da atividade turística para o balneário. O trabalho tem por intuito contribuir com o planejamento da atividade turística, ademais, despertar o olhar para este tema que é relevante no que tange à inserção da comunidade como ator social indispensável no planejamento do turismo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Saraiva Sena, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharela em Turismo - FURG (2016)

Especialista em Gestão Estratégica em Turismo - FURG (2018)

 

Patrícia Schneider Severo, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Agronomia pelo PPG em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2017)

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Saraiva Sena, V., & Schneider Severo, P. (2019). Percepção dos residentes quanto aos impactos da atividade turística no extremo Sul do RS. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1309

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar