Da Maternidade A Construção De Uma Família: Narrativas De Meninas Que Residem Em Uma Instituição De Acolhimento.

Autores

  • Lóry Da Silveira Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande FURG
  • Josiane Vian Domingues Universidade Federal do Rio Grande FURG

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1308

Palavras-chave:

Família, Instituição de Acolhimento, Meninas, Maternidade, Narrativas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar alguns sentidos produzidos sobre maternidade para meninas que residem em uma instituição de acolhimento na cidade de Pelotas/ RS. Para tanto, foi utilizado enquanto aporte teórico e metodológico a abordagem dos Estudos Culturais, especificamente utilizando a produção de narrativas enquanto metodologia. O grupo focal serviu como inspiração para a produção dos dados, contando com a participação das quatro meninas que residiam na instituição naquele momento. Me utilizei do grupo focal  utilizando diferentes artefatos disparadores tais como: revistas, desenhos, músicas. A família foi uma temática que apareceu fortemente durante os quatro encontros com as meninas. A mesma surgiu a partir da ideia de maternidade, logo no primeiro encontro, por conta do zelo que as meninas tinham umas com as outras, principalmente com a mais nova, de 2 (dois) anos. Ao analisar os relatos e letras das músicas que as meninas pediam, foi possível compreender que existe um imaginário de família hegemônica/ tradicional que as produzem colocando que outras formas de família não eram entendidas como corretas. Durante a pesquisa foi possível perceber que vai além da maternidade, mas de um imaginário e idealização de construção de uma família.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lóry Da Silveira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande FURG

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG/2017). Especialização em andamento em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/2018). Mestrado em andamento em Educação na Universidade Federal do Rio Grande (Furg/2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: A Produção dos corpos: Infância e adolescência, povos indígenas, Paulo Freire, Educação Física. Pesquisadora Artesania - CNPq. Pesquisadora do grupo de pesquisa Nós do Sul - CNPq.

Josiane Vian Domingues, Universidade Federal do Rio Grande FURG

Possui graduação nos cursos de Pedagogia habilitação Anos Iniciais e Educação Física licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande. É mestra em Educação em Ciências: química da vida e saúde (associação ampla - UFSM, UFRGS, FURG) e doutora em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande. É professora da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, locada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, atuando com a disciplina de Educação Física para turmas de Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Participa como pesquisadora do Observatório das Práticas Corporais e Políticas da Vida, na linha de pesquisa Educação dos Corpos, Pedagogias Científicas e Processos de Subjetivação.

Referências

GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas.In: Série Pesquisa em Educação. Líber Livro, 2005.

HENNIGEN, I. A família que aparece na mídia: hegemonia de um modelo. In: Psico, v. 39, n. 2, 2008.

https://www.cifraclub.com.br/mc-moreno/tragedia/

MEYER, D. E. A politização contemporânea da maternidade: construindo um argumento. Revista Gênero, v. 6, n. 1, p. 81-104, 2005.

MOREIRA, L. E.; NARDI, H. C. Mãe é tudo igual? Enunciados produzindo maternidade (s) contemporânea (s). Estudos Feministas, p. 569-594, 2009.

SILVA, M. M.. Família na escola: olhando fotografias, lendo textos culturais. Dissertação (Mestrado em Educação).Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo,2007.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Ribeiro, L. D. S., & Domingues, J. V. (2019). Da Maternidade A Construção De Uma Família: Narrativas De Meninas Que Residem Em Uma Instituição De Acolhimento. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1308

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar