Da Maternidade A Construção De Uma Família: Narrativas De Meninas Que Residem Em Uma Instituição De Acolhimento.
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1308Palavras-chave:
Família, Instituição de Acolhimento, Meninas, Maternidade, Narrativas.Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar alguns sentidos produzidos sobre maternidade para meninas que residem em uma instituição de acolhimento na cidade de Pelotas/ RS. Para tanto, foi utilizado enquanto aporte teórico e metodológico a abordagem dos Estudos Culturais, especificamente utilizando a produção de narrativas enquanto metodologia. O grupo focal serviu como inspiração para a produção dos dados, contando com a participação das quatro meninas que residiam na instituição naquele momento. Me utilizei do grupo focal utilizando diferentes artefatos disparadores tais como: revistas, desenhos, músicas. A família foi uma temática que apareceu fortemente durante os quatro encontros com as meninas. A mesma surgiu a partir da ideia de maternidade, logo no primeiro encontro, por conta do zelo que as meninas tinham umas com as outras, principalmente com a mais nova, de 2 (dois) anos. Ao analisar os relatos e letras das músicas que as meninas pediam, foi possível compreender que existe um imaginário de família hegemônica/ tradicional que as produzem colocando que outras formas de família não eram entendidas como corretas. Durante a pesquisa foi possível perceber que vai além da maternidade, mas de um imaginário e idealização de construção de uma família.
Métricas
Referências
GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas.In: Série Pesquisa em Educação. Líber Livro, 2005.
HENNIGEN, I. A família que aparece na mídia: hegemonia de um modelo. In: Psico, v. 39, n. 2, 2008.
https://www.cifraclub.com.br/mc-moreno/tragedia/
MEYER, D. E. A politização contemporânea da maternidade: construindo um argumento. Revista Gênero, v. 6, n. 1, p. 81-104, 2005.
MOREIRA, L. E.; NARDI, H. C. Mãe é tudo igual? Enunciados produzindo maternidade (s) contemporânea (s). Estudos Feministas, p. 569-594, 2009.
SILVA, M. M.. Família na escola: olhando fotografias, lendo textos culturais. Dissertação (Mestrado em Educação).Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo,2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.