Um esboço sobre a realidade da gurizada das margens do Arroio Santa Bárbara a partir da fotografia como jogo de linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1263

Palavras-chave:

Ceval, fotografia, jogo de linguagem

Resumo

Nosso estudo se deteve sobre um recorte da realidade, utilizando fotografias, a partir do projeto de extensão sobre reforço escolar que estava inserido no Programa de Extensão, entre os anos de 2006 e 2010, “Ação Interdisciplinar de atenção integral a carroceiros e catadores de lixo que trabalham às margens do arroio Santa Bárbara em Pelotas” sob a responsabilidade da Faculdade de Veterinária/UFPel e da FaE/UFPel. A comunidade ainda é caracterizada como de vulnerabilidade social extremada, despossuída de bens econômicos e com frágeis vínculos sociais. O projeto teve por objetivo a criação de um espaço que possibilitasse o desenvolvimento de práticas complementares à educação regular ministrada nas instituições educacionais. Ao longo do projeto havia o hábito de registrar sem pretensão acadêmica ou artística, em uma máquina digital, cenas do cotidiano de nosso trabalho. Imbuídos de curiosidade a respeito das possibilidades do registro fotográfico capturamos uma sequência de fotos e a partir daí consideramos a fotografia como jogo de linguagem para entender uma realidade social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Heloisa Helena Duval de Azevedo, UFPel

Possui graduação em Filosofia pela FAFIMC (1996), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação/UFPel. Tem experiência na área de Filosofia, Educação e Educação a Distância. Os seguintes temas são trabalhados: filosofia da educação, filosofia da linguagem e educação, educação popular, educação a distância, filosofia contemporânea, metodologia científica, e educação do campo. É líder do grupo de pesquisa EADEM (Educação Interativa, Estudos e Movimentos) e Tutora PET GAPE.

Referências

AZEVEDO, Heloisa Helena Duval de Azevedo. O viés austríaco da virada linguística. In: AZEVEDO, Heloisa Helena Duval de Azevedo; OLIVEIRA, Neiva Afonso; GHIGGI, Gomercindo. Interfaces: temas de educação e filosofia. Pelotas: Editora e gráfica universitária/UFPel, 2009. p. 55-69. (Capítulo de livro)

BAKER, G.P. & HACKER, P.M.S. Scepticism, Rules and Language. Oxford: Basil Blackwell, 1984. (Obra completa)

BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70, 2008. (Obra completa)

CASTEL, Robert. A dinâmica dos processos de marginalização: da vulnerabilidade a “desfiliação”. Caderno CRH, Salvador, n. 26/27, p. 19-40, jan./dez. 1997. Disponível em:<http://www.cadernocrh.ufba.br/viewarticle.php?id=193>. Acesso em: 20 set. 2017. (Artigo em periódico digital)

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008. (Obra completa)

MAMMI, Lorenzo, SCHWARCZ, Lilian Moritz. 8 X fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. (Obra completa)

VALERY, Paul. Degas: dança desenho. São Paulo: Cosacnaify, 2012. (Obra completa)

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigação Filosóficas. Petrópolis: Vozes, 1994. (Obra completa)

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Duval de Azevedo, H. H. (2019). Um esboço sobre a realidade da gurizada das margens do Arroio Santa Bárbara a partir da fotografia como jogo de linguagem. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1263

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar