A Importância do Gerenciamento de Acervos Digitais para Preservação de Documentos Históricos

Autores

  • Rafael Rosa da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Ícaro Vasques Inchauspe Universidade Federal do Pampa
  • Carina Marques Milano Universidade Federal do Pampa
  • Tatiane Marques de Oliveira Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.125

Palavras-chave:

gerenciamento, acervos, bibliotecas digitais, preservação, documentos históricos

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de apontar a relevância para mecanismos que façam o gerenciamento de acervos digitalizados, contribuindo para a preservação de documentos históricos que estão armazenados no Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão (IHGJ). Disseminar o conhecimento através das mídias digitais, preservando e proporcionando o acesso a fontes históricas de forma a contribuir na formação da memória e identidade local como base de armazenamento através de bibliotecas digitais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARELLANO, M. A. Critérios para a digitalização da informação científica. 2008. 354 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação, Brasília, 2008.

BELLOTTO, H. L.; CAMARGO, A. M. A. Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo: Associação de Arquivistas Brasileiros, 1996.

SILVA FILHO, J, T, D. Conservação preventiva de acervos bibliográficos. Disponível em: < http://www.forum.ufrj.br/biblioteca/artigo.html> Acesso em: 10 set. 2015.

VIEIRA, L.C.B. Digitalização de Documentos Históricos: uma alternativa para a preservação e disseminação da memória e patrimônio cultural. In: XIV Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da informação. São Luiz, 2011. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/node/231> Acesso em: 10 set. 2015.

Downloads

Publicado

2016-03-09

Como Citar

Rosa da Silva, R., Vasques Inchauspe, Ícaro, Marques Milano, C., & Marques de Oliveira, T. (2016). A Importância do Gerenciamento de Acervos Digitais para Preservação de Documentos Históricos. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(1), 164–166. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.125

Edição

Seção

Dossiê - História, Memória e Identidades