Experiência Integradora: avanços progressivos no olhar discente acerca do trabalho interdisciplinar

Autores

  • Jucenir Garcia da Rocha Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas & Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1244

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, visão de estudantes, Ensino integrado, Ciências Humanas, Ensino Médio

Resumo

      O texto reporta-se aos olhares discentes de turmas de terceiro ano do Ensino Médio acerca do movimento (inter)disciplinar ensejado em aulas conjuntas em componentes de Ciências Humanas. Para tanto o trabalho mira entender a dinâmica de concretude da integração no ensino e principalmente da interdisciplinaridade em contraste análogo à visão preponderante que evoca às tarefas como fruto de meras missões metodológicas, fundadas na vontade dos profissionais. Além disso, busca-se definir à luz do pensamento de Moraes, (1997); Gramsci, (2005) caracterizações elementares à esta dinâmica; de modo a dirimir os efeitos da dispersão polissêmica.

      Assim, sob o crivo da concretude as atividades de ensino-aprendizagem são avaliadas pelos participantes, com ênfase nos relatos dos estudantes que perpassam pelas narrativas que aludem à ideia inicial de justaposição, avançando para noção de visão geral; do “todo junto” e abrindo posteriormente para a dimensão do trabalho que permite o surgimento de ângulos diversos na aparição dos conceitos, interligando posteriormente suas conexões que se densificam no campo da contextualização das aulas. Por fim, esta sistematização das vozes permite captar a capacidade de fazer relações entre as classes, atingindo seu apogeu no momento propriamente interdisciplinar como fruto de uma oportunidade histórica de trabalho escolar bem sucedido.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jucenir Garcia da Rocha, Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas & Universidade Federal do Pampa

Professor de Filosofia - Magistério Estadual do RS; Técnico em Assuntos Educacionais lotado no Núcleo de Desenvolvimento Educacional da Universidade Federal do Pampa.

Referências

FAZENDA, Ivani. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1992.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, 2 v.

______. Cadernos do cárcere. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, 1 v.

______. Cartas do cárcere. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, 2 v.

JANTSCH, Ari; BIANCHETTI, Lucídio. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. In: JANTSCH, Ari; BIANCHETTI, Lucídio (Orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 19-33.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 5. ed. Campinas: Papirus, 1997.

PIRES, Marília Freitas de Campos. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 173-182, 1998. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/30363>. Acesso em: 20 jul. 2017.

RIO GRANDE DO SUL. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e educação profissional integrada ao ensino médio - 2011-2014. Porto Alegre: Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, 2011.

______. Parecer nº 310/2012. Aprova o Regimento Escolar Padrão para o ensino médio “politécnico” a ser adotado por escolas da Rede Pública Estadual que solicitarem credenciamento e autorização para o fundamento desse curso a partir do ano letivo de 2012. Conselho Estadual de Educação. Aprovado em 04 de abril de 2012. Disponível em: <http://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_regim_padrao_em_Politec_I.pd>. Acesso em: 02 fev. 2018.

SAVIANI, Demerval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1989.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Regimento do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu em Educação – Mestrado Profissional. Jaguarão: UNIPAMPA, 2011. Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgedu/files/2015/12/Regimento-do-PPGEdu.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2017

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Rocha, J. G. da. (2019). Experiência Integradora: avanços progressivos no olhar discente acerca do trabalho interdisciplinar. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1244

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar