Cadernos de planejamento de professoras como documento histórico

Autores

  • Lucas Gonçalves Soares Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1134

Palavras-chave:

Cadernos de planejamento, documento histórico, História da Educação

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento a nível de Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, orientada pela Profª. Drª. Eliane Peres. O estudo insere-se no campo da História da Educação, tendo como objetivo geral investigar em cadernos de planejamento de professoras dos anos iniciais, a partir da década de 1960, o trabalho com a leitura literária suas mudanças, ausências e permanências. Neste texto, pretendo apresentar as fontes de pesquisa/documentos históricos- cadernos de planejamentos de professoras – todos destinados ao que hoje denominamos anos iniciais, totalizam 225, provenientes do acervo: Cadernos de planejamento (diários de classe) de professoras, pertencente ao grupo de pesquisa da História da Alfabetização, Leitura e Escrita e dos Livros Escolares – HISALES. Tais cadernos, contêm planejamentos manuscritos nos quais são registradas as atividades cotidianas previstas pela professora, feitos previamente às aulas, ou seja, são os planejamentos diários para rotina em sala de aula. A motivação para a escolha deste tema de pesquisa justifica-se, sobretudo, pelo fato de que nos planejamentos de professoras contém a intenção do que poderia ser desenvolvido na prática com os alunos aos quais se destinam. Por isso, acredito que através do levantamento de dados nesses documentos seja possível analisar de que maneira a leitura literária se inseria nos planejamentos ao longo das décadas de 1960 até 2010.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Gonçalves Soares, Universidade Federal de Pelotas

Professor da Educação Básica, doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Referências

CERTEAU, Michel de. A Operação Historiográfica. In: CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

GALVÃO, A. M. de O; BATISTA, A. A. G. Práticas de leitura, impressos, letramentos: uma introdução. In: GALVÃO, A. M. de O; BATISTA, A. A. G. (Org.). Leitura: práticas, impressos, letramentos. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social.5. ed.São Paulo: Atlas, 1999.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.São Paulo: EPU, 1986.

SANTOS, A. R. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

MORAES, M. C. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI.Petrópolis: Vozes, 2004.

VIÑAO, A. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, Ana ChrystinaVenancio (Org.).Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: UERJ, 2008.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Soares, L. G. (2019). Cadernos de planejamento de professoras como documento histórico. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1134

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar