Xirú: barro, comunidade e identidade em uma narrativa fronteiriça
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.572Mots-clés :
cultura, literatura, América LatinaRésumé
O texto realiza uma análise da obra fronteiriça Xirú (2012), do escritor paraguaio Damián Cabrera. Esta põe em questão a denominação coletiva xiru, termo que apesar de significar, na sua origem guarani, amigo, companheiro é utilizado pelos brasileiros para se referir de maneira pejorativa aos paraguaios. Há vários choques entre os sentidos relativos a termos identitários, especialmente, ao termo xiru, assim como verifica-se uma complexidade referente a outros elementos nacionais como o território e a língua, no interior da obra. A partir destes aspectos e considerando o barro e a forma fragmentária como elementos produtivos, verifica-se neste livro fronteiriço o registro de uma comunidade alternativa à comunidade nacional.
Métriques
Références
ANDERSON, B. Comunidades imaginadas: reflexiones sobre el origen y la difusión del nacionalismo. Trad. Eduardo L. Suárez. México: Fondo de Cultura Econímica, 1993.
CABRERA, D. Xirú. Asunción: Ediciones de la Ura, 2012.
___________ Xiru o la literatura del coloniaje contemporáneo. E’a. Fevereiro de 2013. Disponível em http://ea.com.py/v2/xiru-o-la-literatura-del-coloniaje-contemporaneo/ Acesso em fevereiro de 2017.
___________ Xirú el sentido deslocado. Sures n.1, 2013. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/sures/article/viewFile/7/5. Acesso em março de 2017.
COLOMBINO, L. Sobre Xirú de Damián Cabrera. Disponível em: https://torore.wordpress.com/2013/03/08/sobre-xiru-de-damian-cabrera-lia-colombino/ Acesso em fevereiro de 2017.
ESPÓSITO, R. Communitas: origen y destino de la comunidade. Trad. Carlo Rodolfo Molinari Marotto. Buenos Aires: Amorrortu, 2012.
KORNFELD, L. CARBONE, Rocco. Triborder: Xirú. Sures, n. 4. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/sures/article/view/242. Acesso em fevereiro de 2017.
LUDMER, J. Imaginar el mundo como espacio. In: Aquí América Latina: una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010.
PELBART, P. P. Elementos para uma Cartografia da Grupalidade. Disponível em: https://desarquivo.org/sites/default/files/pelbart_peter_elementos.pdf. Acesso em: 08 de Março 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.