“Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa de Cenas”: encenação em processo colaborativo de criação teatral
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.406Mots-clés :
cultura, artesRésumé
Este artigo apresenta as bases de uma pesquisa que visa desenvolver possibilidades metodológicas para a pedagogia da cena contemporânea. Realizar prática teatral, através de laboratório de composição, para investigar possibilidades de criação em grupo, a partir da prática da direção rotativa de cenas é o principal objetivo da pesquisa, ainda em andamento. O estudo teórico das características da cena contemporânea, aliado à prática de composição em laboratório, permitirá definir aspectos da postura do professor de teatro que atua enquanto encenador e condutor de um processo colaborativo de criação. O Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa é conduzido por duas professoras do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, cada uma com um enfoque de pesquisa distinto, porém complementares na prática artística em questão. Sendo que uma pesquisa tem foco em questões que envolvem a dramaturgia e a outra tem foco nas questões da encenação, especificamente, a partir do projeto de Pesquisa intitulado Composição de cenas e condução de grupo em processo colaborativo de criação teatral no "laboratório de dramaturgismo e diração rotativa de cenas. Para apresentar elementos conceituais e artísticos da referida pesquisa em andamento a autora abordará também o estudo e a prática realizados no projeto Jogatina: jogo de aprendizagem, teatro pós-dramático e suas contribuições para a pedagogia do teatro, que antecedeu à investigação em questão. A ideia de Direção Rotativa de Cenas em um Processo Colaborativo de Criação em Teatro e seu desenvolvimento é o que norteia a pesquisa em andamento aqui apresentada.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.