“Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa de Cenas”: encenação em processo colaborativo de criação teatral
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.406Keywords:
cultura, artesAbstract
Este artigo apresenta as bases de uma pesquisa que visa desenvolver possibilidades metodológicas para a pedagogia da cena contemporânea. Realizar prática teatral, através de laboratório de composição, para investigar possibilidades de criação em grupo, a partir da prática da direção rotativa de cenas é o principal objetivo da pesquisa, ainda em andamento. O estudo teórico das características da cena contemporânea, aliado à prática de composição em laboratório, permitirá definir aspectos da postura do professor de teatro que atua enquanto encenador e condutor de um processo colaborativo de criação. O Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa é conduzido por duas professoras do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, cada uma com um enfoque de pesquisa distinto, porém complementares na prática artística em questão. Sendo que uma pesquisa tem foco em questões que envolvem a dramaturgia e a outra tem foco nas questões da encenação, especificamente, a partir do projeto de Pesquisa intitulado Composição de cenas e condução de grupo em processo colaborativo de criação teatral no "laboratório de dramaturgismo e diração rotativa de cenas. Para apresentar elementos conceituais e artísticos da referida pesquisa em andamento a autora abordará também o estudo e a prática realizados no projeto Jogatina: jogo de aprendizagem, teatro pós-dramático e suas contribuições para a pedagogia do teatro, que antecedeu à investigação em questão. A ideia de Direção Rotativa de Cenas em um Processo Colaborativo de Criação em Teatro e seu desenvolvimento é o que norteia a pesquisa em andamento aqui apresentada.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright of their works and grant RELACult the right of first publication. All articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which allows sharing, distribution, copying, adaptation, and commercial use, provided that proper credit is given to the original authorship and the first publication in this journal is acknowledged.
RELACult makes all of its content openly accessible, thereby increasing the visibility and impact of the published works. The contact information provided in the submission system is used exclusively for editorial communication and will not be shared for any other purpose.