Por epifanias no ensino?

Confrontando a formação docente.

Auteurs

  • QUELI DORNELLES MORAIS MORAIS Universidade Federal do Pampa

DOI :

https://doi.org/10.23899/2c3gk393

Mots-clés :

Epifanias; Ensino; Diversidade; Emergência Climática.

Résumé

O texto analisa os impactos ao ensino produzidos ainda no pós-pandemia seguido da emergência climática instaurada no Rio Grande do Sul, elementos que revelaram de forma definitiva o quão imprescindível têm sido para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul reestruturar-se, repensar seu currículo a fim de propor uma formação docente que possa dar conta dos mais diversos cenários impostos, bem como possibilitar ao professor reconhecer-se nestas situações adversas,  buscando possibilidades de ressignificação da ação pedagógica ofertada aos acadêmicos, encontrando na universidade respaldo para novos olhares. O problema de pesquisa proposto se alicerçou na seguinte provocação: Como estruturar a docência enquanto ação educativa que promova um processo pedagógico intencional, metódico, que possibilite o repensar da teoria pedagógica a partir da realidade vivenciada? O objetivo geral consiste em verificar a partir do cenário educacional vivenciado por uma professora universitária, as indagações e dificuldades observadas no ensino superior que podem produzir barreiras à formação dos acadêmicos. Para a elaboração deste estudo foi utilizada a abordagem qualitativa, quanto aos objetivos caracteriza-se como descritiva, quanto aos procedimentos técnicos trata-se de um estudo de caso.

Biographie de l'auteur

  • QUELI DORNELLES MORAIS MORAIS, Universidade Federal do Pampa

    Queli Dornelles Morais
    Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Ensino. Professora de língua brasileira de sinais - LIBRAS.
    Acredita nos ideais da educação inclusiva como base de uma educação para todos. Atuou na rede pública municipal por 18 anos, trabalhando nos anos finais do ensino fundamental, no AEE surdez, espaço considerado primordial para a reflexão sobre a prática.
    Atualmente atua na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS.Ministra as disciplinas de LIBRAS, políticas públicas em Educação, Projeto Político Pedagógico-PPP e outras voltadas à área da inclusão no curso de Pedagogia. Coordena o curso de Pós-Graduação em supervisão e orientação educacional promovido pela instituição. Ingressou no Mestrado acadêmico em
    ensino no ano de 2019, com o objetivo de aprender para melhor ensinar através dos conhecimentos do excelente grupo de profissionais que compõe o programa.

Références

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: vozes, 2011.p.36 (Capítulo de Livro)

COX, Taylor H.; BLAKE, Stacy. Managing cultural diversity: Implications for organizational competitiveness. Academy of Management Perspectives, v. 5, n. 3, p. 45-56, 1991

DINIZ-PEREIRA, J. E.; LEÃO, G. (org.). Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p.24. (Capítulo de Livro)

FREIRE, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura). Disponível em:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5019418/mod_resource/content/1/Pedagogia%20da%20Autonomia%20-%20livro%20completo.pdf Pedagogia da Autonomia - livro completo.pdf (usp.br). Acesso em: 08/10/2024

KUANA, Rubens Akira. Tristes psicotrópicos: Colapso climático, colapso mental. Cadernos PET Filosofia, [s. l.], v. 19, p. 91–131, 2021.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão e BATISTA, Eraldo Leme (Orgs.). Pedagogia Histórico Crítica: desafios e perspectivas para uma educação transformadora. Campinas-SP: Autores Associados, 2012.

PABIS, Nelsi Antonia; MARTINS, Mario de Souza. Educação e diversidade cultural. Paraná: Unicentro, 2014.

POLETTI, Giorgio (Orgs). Educação, Cultural e Diversidade. Estudos comparativos e perspectivas 1 ed. Curitiba: Brazil Publishng, 2020 p. 298 – 300.

SKLIAR. C. A educação e a pergunta pelos outros: diferença, alteridade, diversidade e o outros “outros”. Ponto de vista, Florianópolis, n.05, p. 37-49. 2003.

VASCONCELOS, Maria Luiza Gomes. Diversidade: Cultura popular, Literatura oral e memória: cultura popular: uma breve introdução. In: TIBALLI, Elianda Figueiredo Arantes;

Téléchargements

Publiée

2025-04-13

Numéro

Rubrique

Dossiê - Convergências Multidisciplinares nas Ciências Humanas: Novos Paradigmas para um Mundo em Transformação

Comment citer

Por epifanias no ensino? : Confrontando a formação docente. (2025). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 11. https://doi.org/10.23899/2c3gk393