Subjetividades docentes em tempos de caos
criações
DOI:
https://doi.org/10.23899/6b6v6q91Palavras-chave:
Criação, Docência, Ensino remoto emergencial, Subjetividade, CartografiaResumo
A pesquisa "Subjetividades docentes em tempos de caos: criações" investiga as estratégias dos professores para enfrentar o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e seus impactos nas práticas de ensino-aprendizagem. Divide-se em duas etapas: A primeira, já concluída, focou em como o ERE, surgido como solução para a continuidade do processo educacional durante a pandemia, impactou as práticas e subjetividades dos professores. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica de 21 artigos sobre práticas pedagógicas no ensino remoto e a organização de um evento com a participação de professoras contando sobre suas experiências de atuação. Essa etapa resultou na publicação de dois artigos, revelando que a pandemia, além de tudo, gerou angústia e ansiedade nos professores, bem como a necessidade de adaptação a novas tecnologias e métodos de ensino; A segunda etapa, em andamento, visa mapear os processos inventivos utilizando a cartografia. O estudo do método se iniciou com a leitura de autores como Bedin (2014), Passos, Kastrup e Escóssia (2012) e Larrosa (2002), além da organização e participação da equipe no curso "Cartografia, um território de encontros: experimentações metodológicas de pesquisa em educação" em setembro de 2024. A investigação destaca, então, o enfraquecimento do paradigma tradicional de ensino devido ao ERE, evidenciado pela adoção de metodologias ativas e a necessidade de estreitamento da relação entre escola e família. Do mesmo modo, ressaltamos a importância do empreendimento em termos de estudos e aprendizagens sobre modos de fazer pesquisa, a fim de criar procedimentos que comportem as complexidades da contemporaneidade.
Referências
AURELIANO, F. E. B. S.; QUEIROZ, D. E. As tecnologias digitais como recursos pedagógicos no ensino remoto: implicações na formação continuada e nas práticas docentes. Educação em Revista, v. 39, p. e39080, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/PDVy8ythhFbqLrMj6YBfxsm/# Acesso em: 23 out. 2024.
BARROS, R. Ensinar e aprender em tempos pandêmicos: (re)inventando práticas pedagógicas. Revista Educação Pública, v. 21, n. 44, dez. 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/44/ensinar-e-aprender-em-tempos-pandemicos-reinventando-praticas-pedagogicas Acesso em: 08 ago. 2023.
BONDIA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 19-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 set. 2024.
CORAZZA, S. M. O que se transcria em Educação? Porto Alegre: UFRGS; Doisa, 2013.
COSTA, B. G. S.; ESPIGÃO, H. S.; PINTO, M. R. Professor ou Youtuber? A crise da COVID-19, as mudanças de práticas sociais e a adoção de tecnologias para o ensino remoto. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 20, n. 03, maio/jun. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/JXwLzYrPDCTp7fh7H8Jft4r/abstract/?lang=pt Acesso em: 23 out. 2024.
COSTA, L. B. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV, Santa Maria. v. 7, n. 2, p. 66-77, 2014. ISSN 1983-7348. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/15111. Acesso em: 10 out. 2024.
DELEUZE, G. O ato de criação. Trad. José Marcos Macedo. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 jun. 1999. Caderno Mais, p. 4.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? 3ª ed. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.
GONÇALVES, M. S.; ALVES, A. P. M.; SCHWANTZ, J. W. A docência em contexto pandêmico e os impactos na subjetividade. Revista Semiárido De Visu, v. 12, n. 2, p. 807–822, 2024. ISSN 2237-1966. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1062 Acesso em: 10 out. 2024.
GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2012.
LIMA, E. A.; NETO, J. L. F.; ARAGON, L. E. (Orgs.). Subjetividade contemporânea: desafios teóricos e metodológicos. Curitiba: Editora CRV, 2010.
PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCÓSSIA, L. da. Pistas do método da cartografia. Porto Alegre, Editora Sulina, 2015. p. 17-31.
SILVA, J. T.; SCHWANTZ, J. W. A docência em tempos de caos: efeitos da pandemia nas práticas pedagógicas. Educação Em Foco, v. 29, n. 1, p. 1-17, 2024. ISSN 0104-3293. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29027. Acesso em: 10 out. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Josimara Wikboldt Schwantz, Ana Paula Menna Alves, Carla Beduhn Weber

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.