Corpo em Movimento no PIBID/UFPel: uma proposta interdisciplinar na EEEF Dom Joaquim Ferreira de Mello

Autores

  • Denise Castanha de Avila de Lemos Universidade Federal de Pelotas
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0001-9600-1988
  • Juliana Aparecida Fernando Universidade Federal de Pelotas
  • Juliana Boanova Souza Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.251

Palavras-chave:

Interação, Interdisciplinaridade, PIBID, Projeto

Resumo

O presente artigo visa apresentar o Projeto Interdisciplinar desenvolvido em 2015, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Joaquim Ferreira de Mello, localizada em Pelotas, RS, a partir das atividades planejadas no contexto do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Universidade Federal de Pelotas, UFPel. O projeto “Corpo em Movimento – Esporte, Linguagem, Espaço e Saúde” estendeu as possibilidades de aplicação do trabalho para um espaço não pertencente à escola: uma praça próxima às dependências da escola, o Parque Dom Antônio Zattera. Buscando desenvolver o respeito mútuo e companheirismo entre os alunos a partir da prática esportiva interligando saúde, movimento, esportes e percepção das mensagens corporais, o projeto foi desenvolvido em meio às dificuldades escolares, em função das paralisações dos professores estaduais. O contato direto com a realidade escolar brasileira e a convivência com os alunos, professores e com suas respectivas carências, foi uma aprendizagem ressaltada pelo grupo do PIBID.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Castanha de Avila de Lemos, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica do Curso de Artes Visuais - Licenciatura. Bolsista do PIBID/UFPel.

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação, Professora de Fundamentos da Educação em Artes Visuais, Pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (FaE - UFPel), Coordenadora do PIBID Artes Visuais.

Juliana Aparecida Fernando, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Biologia Vegetal, Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Coordenadora do PIBID Biologia.

Juliana Boanova Souza, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica do Curso de Matemática – Licenciatura, Bolsista do PIBID/UFPel.

Referências

BARROS, R. et. al. O uso do tempo livre por adolescentes em uma comunidade metropolitana no Brasil. Adolesc. Latinoam., Porto Alegre, v.3, n.2, nov., 2002. Disponível em: http://ral-adolec.bvs/scielo.php Acesso em: 20 fev. 2015.

BETRÁN, J. O.; BETRÁN, M. U. La Crisis de la modernidad y la advenimento de la postmordenidad: el deport y las práticas físicas alternativas em él tempo de ócioactivo. Apunts Educatión Física Y Desportes, v.41, p.10-29, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do ensino Fundamental: saúde. Brasília, DF, 1998. Disponível em: http://http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf Acesso em: 10 jun. 2015.

DESVIANTES. O que é Slackline e como começar. Disponível em: http://desviantes.com.br/blog/post/o-que-e-slackline-e-como-comecar-praticar/

Acesso em: 03 out. 2016.

SOARES, M. F. Diários escolares reflexivos como narrativas de experiências de aprendizagem. Contexturas: ensino crítico de língua inglesa. São Paulo, n. 8, p.79-90, 2005.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

de Lemos, D. C. de A., Zamperetti, M. P., Fernando, J. A., & Souza, J. B. (2016). Corpo em Movimento no PIBID/UFPel: uma proposta interdisciplinar na EEEF Dom Joaquim Ferreira de Mello. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(4), 200–207. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.251

Edição

Seção

Dossiê - Formação Acadêmica, Educação e Sociedade