Corpo em Movimento no PIBID/UFPel: uma proposta interdisciplinar na EEEF Dom Joaquim Ferreira de Mello

Autores

  • Denise Castanha de Avila de Lemos Universidade Federal de Pelotas
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0001-9600-1988
  • Juliana Aparecida Fernando Universidade Federal de Pelotas
  • Juliana Boanova Souza Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.251

Palavras-chave:

Interação, Interdisciplinaridade, PIBID, Projeto

Resumo

O presente artigo visa apresentar o Projeto Interdisciplinar desenvolvido em 2015, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Joaquim Ferreira de Mello, localizada em Pelotas, RS, a partir das atividades planejadas no contexto do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Universidade Federal de Pelotas, UFPel. O projeto “Corpo em Movimento – Esporte, Linguagem, Espaço e Saúde” estendeu as possibilidades de aplicação do trabalho para um espaço não pertencente à escola: uma praça próxima às dependências da escola, o Parque Dom Antônio Zattera. Buscando desenvolver o respeito mútuo e companheirismo entre os alunos a partir da prática esportiva interligando saúde, movimento, esportes e percepção das mensagens corporais, o projeto foi desenvolvido em meio às dificuldades escolares, em função das paralisações dos professores estaduais. O contato direto com a realidade escolar brasileira e a convivência com os alunos, professores e com suas respectivas carências, foi uma aprendizagem ressaltada pelo grupo do PIBID.

Biografia do Autor

  • Denise Castanha de Avila de Lemos, Universidade Federal de Pelotas
    Acadêmica do Curso de Artes Visuais - Licenciatura. Bolsista do PIBID/UFPel.
  • Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas
    Doutora em Educação, Professora de Fundamentos da Educação em Artes Visuais, Pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (FaE - UFPel), Coordenadora do PIBID Artes Visuais.
  • Juliana Aparecida Fernando, Universidade Federal de Pelotas
    Doutora em Biologia Vegetal, Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Coordenadora do PIBID Biologia.
  • Juliana Boanova Souza, Universidade Federal de Pelotas
    Acadêmica do Curso de Matemática – Licenciatura, Bolsista do PIBID/UFPel.

Referências

BARROS, R. et. al. O uso do tempo livre por adolescentes em uma comunidade metropolitana no Brasil. Adolesc. Latinoam., Porto Alegre, v.3, n.2, nov., 2002. Disponível em: http://ral-adolec.bvs/scielo.php Acesso em: 20 fev. 2015.

BETRÁN, J. O.; BETRÁN, M. U. La Crisis de la modernidad y la advenimento de la postmordenidad: el deport y las práticas físicas alternativas em él tempo de ócioactivo. Apunts Educatión Física Y Desportes, v.41, p.10-29, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do ensino Fundamental: saúde. Brasília, DF, 1998. Disponível em: http://http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf Acesso em: 10 jun. 2015.

DESVIANTES. O que é Slackline e como começar. Disponível em: http://desviantes.com.br/blog/post/o-que-e-slackline-e-como-comecar-praticar/

Acesso em: 03 out. 2016.

SOARES, M. F. Diários escolares reflexivos como narrativas de experiências de aprendizagem. Contexturas: ensino crítico de língua inglesa. São Paulo, n. 8, p.79-90, 2005.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Dossiê - Formação Acadêmica, Educação e Sociedade

Como Citar

Corpo em Movimento no PIBID/UFPel: uma proposta interdisciplinar na EEEF Dom Joaquim Ferreira de Mello. (2016). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(4), 200-207. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.251