O uso de medicamentos no processo de trabalho educativo nas Escolas de Educação Infantil
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.24Mots-clés :
, intensification, medicine, precariousness, presenteeism, teaching work.Résumé
Este texto discute o consumo de medicamentos na rotina de trabalho das professoras e auxiliares que atuam em Escolas Municipais de Educação Infantil de 16 cidades do estado do Rio Grande do Sul. Esse consumo está relacionado às altas exigências e inúmeras demandas que se impõem sobre essas profissionais, que acabam recorrendo ao uso de medicamentos na busca de um reequilíbrio e uma readaptação para manterem-se num nível de bem estar em sua profissão. Os dados foram obtidos através da aplicação de dois instrumentos: o Questionário Sobre o Conteúdo do Trabalho e um Questionário Complementar.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.