Pela Língua dissidente e por Corpos dançantes:

Resistências De(s)coloniais do Quilombo dos Carrapatos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v7i1.2173

Palavras-chave:

Congada, Gira da Tabatinga, De(s)colonialidade, Quilombo, Minas Gerais

Resumo

O trabalho visa apresentar um breve estudo acerca do encontro da cultura africana (principalmente Banto) com a brasileira e a influência da expressividade, corporalidade e a língua do Quilombo dos Carrapatos da cidade de Bom Despacho – MG. Assim, com o objetivo de traçar uma relação entre de(s)colonialidade e o processo de resistência cultural da comunidade por aproximadamente 304 anos em meio a escravidão e subalternização. Será discorrido como a língua e as festas regionais (principalmente o congado) se tornaram meios de efetivação de resistências dessas existências. A metodologia utilizada é qualitativa do tipo estudo de caso e bibliográfica. A partir desse ponto, verificar-se-á como a língua tem uma influência direta no processo de identidade dessa comunidade e como a desobediência linguística deve ser enxergada como manifestação social que contraria os preconceitos concebidos pela população de Bom Despacho.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Nogueira Paiva, FAEP - Faculdade de Educação de Patos de Minas

Estudante do curso de Direito pela FAEP - Faculdade de Educação de Patos de Minas - MG. Membro integrante do Laboratório de Ciências Criminais de Minas Gerais do IBCCRIM. Bolsista de Iniciação Científica no CLAEC. Integrante do Grupo de Estudos Processo Penal e Antirracismo do Observatório da Mentalidade Inquisitória. E-mail: paiva.vanessa@outlook.com.br

Walkyria Chagas da Silva Santos , UFT

Professora do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito, da Universidade de Brasília (UnB). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Mestra em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça e em Direito do Estado, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de Pesquisa MARÉ – Cultura Jurídica e Atlântico Negro (UnB). Integrante do Coletivo Dandaras (UFSB). Pesquisadora associada do Centro Latino-americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Coordenadora do Grupo de Estudos De(s)colonizando mentes feministas em territórios Afrodiaspóricos: Construção coletiva de nova metodologia (CLAEC).

Célia Souza da Costa , Instituto Federal do Amapá

Doutora em Educação pela PUC/PR. Mestra em Direito Ambiental e Políticas Públicas. Professora do IFAP. Palestrante e Pesquisadora das comunidades do Maruanum (AP) e dos povos tradicionais da Amazônia. Coordenadora do Grupo de Estudos De(s)colonizando mentes feministas em territórios Afrodiaspóricos: Construção coletiva de nova metodologia (CLAEC). E-mail: celia.amapa@hotmail.com

Referências

ALVAREZ, Raquel. A filha de São Sebastião. Documentário, Bom Despacho, MG: Caturra Digital Filmes, 2013. Disponível em https://caturrabrasil.com/2012/08/15/a-filha-de-sao-sebastiao/ . Acesso em 10 jan. 2021.a

ANDRADE, Sandra Maria da; FERNANDES, Ana Carolina Araújo. Eu sempre fui atrevida: alguns movimentos de uma filha de Xangô na luta quilombola. In: DEALDINA, Selma dos (Org.). Mulheres quilombolas: territórios de existências negras femininas. São Paulo: Sueli Carneiro, Jandaíra.2020.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Rev. Bras. Ciênc. Polít. , n.11, p.89-117, 2013.

BRASILEIRO, J. Nas congadas, os corpos falam, descolonizam e coexistem religiosamente com suas danças rituais. In: BRONDANI, J. A., HADERCHPEK, R. C. e ALMEIDA, S. (Org.). Práticas Decoloniais nas Artes em Cena. São Paulo: Editora Giostri, p. 61-75, 2020.

BERNARDINO-COSTA, J., et al. Introdução Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. In: BERNARDINO-COSTA, J., MALDONADO-TORRES, N., e GROSFOGUEL, R. (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, p. 09-26, 2018.

BERNARDINO-COSTA, J et al. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2 ed., 3 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

BERTAGNOLLI, Gissele Leal. Da colonialidade à descolonialidade: diálogos de ciências a partir de uma “epistemologia do sul”- uma análise de comunidades quilombolas. Revista Grifos, v. 24, n. 38/39, p. 231-241, 2015.

CARVALHO, J. J. de. Sobre o Notório Saber dos Mestres Tradicionais nas Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa. Cadernos de Inclusão, Brasília, n. 8, 5-13, ano.

DEALDINA, Selma dos Santos. Mulheres quilombolas: territórios de existências negras femininas. São Paulo, Jandaíra, 2020.

FANON, F. Os Condenados da Terra. Trad. de Serafim Ferreira. Lisboa: Ulisseia, 1965.

FERNANDES, Ana Carolina Araújo. Do fogo e da justiça: Sandra Maria da Silva Andrade, movimentos de uma filha de Xangô na luta quilombola. 2017, 215 p. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) —Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

JALIF DE BERTRANOU, C. A.. FORNET-BETANCOURT, R.. Hacia una filosofía intercultural latinoamericana. Costa Rica, DEI., 1994. CUYO, v. 13, 1996.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro, Editora Zahar, 1ª edição. 2020.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNARDINO-COSTA, J., MALDONADO-TORRES, N., e GROSFOGUEL, R. (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, p. 223-246, 2018.

GOMES, R. P. A cultura jurídica antinegra sobre os territórios quilombolas nos discursos de soberania nacional e proteção socioambiental. In: FLAUZINA, Ana Luiza Pinheiro; PIRES, Thula Rafaela de Oliveira (Orgs.). Rebelião. Brasília: Brado Negro, Nirema, 2020.

HARTMANN, Luciana et al. Tradição e tradução de saberes performáticos nas universidades brasileiras. Repertório, n. 33, 2019, pág. 8-30.

KILOMBA, G;. The Mask. In: Plantation Memories: Episodes of Everyday Racism. Münster: Unrast Verlag, 2. Edição, 2010.

MBEMBE, A. Sair da grande noite: ensaio sobre a África descolonizada. Editora Vozes, 2019.

MIGNOLO, W. D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Dossiê: Literatura, língua e identidade. Cadernos de Letras da UFF, n. 34, p. 287-324, 2008.

NASCIMENTO, A. do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

QUEIROZ, S. Pé preto no barro branco. A língua dos negros da Tabatinga. Belo Horizonte, UFMG, 1998.

QUEIROZ, S. Pé preto no barro branco: A língua dos negros da Tabatinga [online]. 2nd ed. rev. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018, p.149.

QUIJANO, A. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Eduardo (Org.). A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.

REZENDE, T. F.; SILVA, D. M. Desobediência linguística: por uma epistemologia liminar que rasure a normatividade da língua portuguesa. Dossiê Sociolinguística Brasileira: os olhares do Sul na desestabilização nos modelos herdados. Revista Porto das Letras, v. 4, n. 1, p.174-202, 2018.

RESENDE, Ana Catarina Zema de. Direitos e Autonomia Indígena no Brasil (1960 – 2010): uma análise histórica à luz da teoria do sistema-mundo e do pensamento decolonial. 2014, 360p. Tese (Doutorado em História). —Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

SANTOS, Walkyria Chagas da Silva. Patrimônio Cultural Dos espaços Religiosos Afro-Brasileiros: Patrimônio Subalterno?. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, p. 1-11, 2019.

SGOTI, S. de M. A Comunicação Comunitária dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga: o diálogo como práxis da comunicação interpessoal e grupal. São Bernardo do Campo, 2016, p.121. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social), Faculdade de Comunicação, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP, 2016.

SILVA, D. M. da; REZENDE, T. F. Desobediência linguística: por uma epistemologia liminar que rasure a normatividade da língua portuguesa. Porto das Letras, v. 4, n. 1, p. 174-202, 2018.

SILVA, Sheila dos Santos. Quem não tem eco, nem sabe que já deixou de existir: a experiência contracolonialista do Quilombo Carrapatos da Tabatinga. 2020,240p. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal de Ouro Preto, 2020.

SOUZA, T. P. Permanências Africanas no Congado Brasileiro. Tese de Doutorado em Ciências Sociais. Unesp/Araraquara, 2018.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Paiva, V. N., Santos , W. C. da S., & Costa , C. S. da. (2021). Pela Língua dissidente e por Corpos dançantes:: Resistências De(s)coloniais do Quilombo dos Carrapatos. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v7i1.2173

Edição

Seção

Dossiê: - Povos e comunidades tradicionais, ancestralidade e decolonialidade