Docência e Educação de Jovens e Adultos: Um Olhar sob as Lentes de Pesquisadores da UERGS

Autores

  • Sita Mara Lopes Sant' Anna Universidade Estadual do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-1578-9580
  • Catiana Dias Gafforelli Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Odilon Antônio Stramare Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Camila dos Santos Padilha Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1914

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, docência, pesquisas e levantamentos sobre EJA, modalidade EJA, currículo licenciaturas.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar excertos de levantamentos, estudos e pesquisas desenvolvidas através do Grupo de Pesquisa do CNPq, intitulado: Educação de Jovens e Adultos: docência, formação de professores e processos pedagógicos da EJA, que visa mapear a constituição da docência em EJA no Rio Grande do Sul - Brasil. Para tanto, o artigo apresenta um estudo teórico sobre a docência na EJA; levantamento sobre a docência em produções stricto-sensu nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado; resultado parcial de pesquisa sobre abordagens de EJA no projetos de cursos de licenciaturas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e a constituição da oferta de EJA/Educação Básica, núcleos e grupos de pesquisa, em 2018. O que nos mobiliza a produção desse levantamento é o questionamento de como a docência na EJA vem sendo abrangida, conceitualmente, nas pesquisas de mestrado, na formação inicial e em abordagens de oferta na Educação Básica.  Do ponto de vista metodológico, parte-se de orientações da pesquisa qualitativa em educação para a execução dos levantamentos. Como resultados, pode-se afirmar que a docência se mostra multirreferenciada, por diferentes nuances e a EJA passa a ser compreendida como campo árido de estudos. Importante salientar, também, que estes estudos apresentados em Jaguarão, já surtem efeitos, tanto no que tange à ampliação de núcleos e grupos de pesquisa nas IES públicas, quanto no que se refere a movimentos de revisão dos currículos das licenciaturas. Este, talvez, seja o mais significativo entre os efeitos observados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sita Mara Lopes Sant' Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS e permanente do programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED- MP/UERGS

Catiana Dias Gafforelli, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Litoral Norte-Osório. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Osório e Estadual.

Odilon Antônio Stramare, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestre em Geociências, Licenciado em Pedagogia. Especialista em Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos Proeja. Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Camila dos Santos Padilha, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Licencianda em Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Bolsista do projeto de pesquisa intitulado: Docência e formação inicial: vozes de licenciandas e licenciandos sobre as práticas de estágio em EJA, pela PROPPG/UERGS.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96. Brasília, 1996.

______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1998.

ALVES, Evandro; COMERLATO, Denise Maria; SANT’ANNA, Sita Mara Lopes. Mapa da EJA no RS: Estudos sobre demanda potencial pela Educação de Jovens e Adultos em Porto Alegre: Subsídios para a luta pelo não desmantelamento da EJA municipal. UFRGS, 2017. Disponível em: http://www.ufrgs.br/niepeeja/mapa-da-educacao-de-jovens-e-adultos-no-rs . Acesso em: 10 nov. 2018.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000.

______. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

DRESCH, N. Ações de ATER como EJA: impactos e Indicadores Territoriais de avaliação para a sustentabilidade de famílias de agricultores e formação extensionista. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

GIL, A.C. Métodos e técnicas da pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

LAFFIN, M.H.F. A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos. Herói: Unijuí, 2013.

LUCENA, M. S. COSTA, E. A formação do professor para o trabalho em Educação de Jovens e Adultos. In: Estágios supervisionados na firmação docente: educação básica e Educação de Jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.

MACHADO, Maria Margarida.; ALVES, Mirian. O PNE e os desafios da Educação de Jovens e adultos na próxima década. In: http://forumeja.org.br/go/sites/ forumeja.org.br.go/files/texto1margaridamirian.pdf . 2017. Acesso em 9 novembro de 2018.

MINAYO, M. C. S. (org.) DESLANDES, S.F., NETO, O.C., GOMES, C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994, 21ª edição.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33.

ORLANDI, E.P. A Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. São Paulo: Brasiliense, 1993.

_________. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 1990.

PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ROCHA, E. Formação inicial de professores da Educação de Jovens e Adultos no Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, 2018.

SANT’ANNA, S. M. L. Ensino Supletivo ou EJA? Sentidos e perspectivas da formação continuada de professores do Rio Grande do Sul. Revista Educação, Ciência e Cultura (ISSN 2236-6377), Canoas, n. 2, 2015.

_________. Os sentidos nas perguntas dos professores da Educação de Jovens e Adultos. 2009. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SOARES, L. J. G. O educador de jovens e adultos; um estudo sobre a habilitação de EJA dos cursos de pedagogia do país. IN: XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre, 2008. CD.

SPIES, J.; FISS, D. M. L. Identidades Docentes, Charges e Crise do/no Magistério, Efeitos de Sentido. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 1, p. 100-130, jan./jun. 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes,

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Sant’ Anna, S. M. L., Gafforelli, C. D., Stramare, O. A., & Padilha, C. dos S. (2020). Docência e Educação de Jovens e Adultos: Um Olhar sob as Lentes de Pesquisadores da UERGS. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1914

Edição

Seção

EDIÇÃO ESPECIAL - SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA