Docência e Educação de Jovens e Adultos: Um Olhar sob as Lentes de Pesquisadores da UERGS

Auteurs

  • Sita Mara Lopes Sant' Anna Universidade Estadual do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-1578-9580
  • Catiana Dias Gafforelli Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Odilon Antônio Stramare Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Camila dos Santos Padilha Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1914

Mots-clés :

Educação de Jovens e Adultos, docência, pesquisas e levantamentos sobre EJA, modalidade EJA, currículo licenciaturas.

Résumé

Este artigo objetiva apresentar excertos de levantamentos, estudos e pesquisas desenvolvidas através do Grupo de Pesquisa do CNPq, intitulado: Educação de Jovens e Adultos: docência, formação de professores e processos pedagógicos da EJA, que visa mapear a constituição da docência em EJA no Rio Grande do Sul - Brasil. Para tanto, o artigo apresenta um estudo teórico sobre a docência na EJA; levantamento sobre a docência em produções stricto-sensu nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado; resultado parcial de pesquisa sobre abordagens de EJA no projetos de cursos de licenciaturas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e a constituição da oferta de EJA/Educação Básica, núcleos e grupos de pesquisa, em 2018. O que nos mobiliza a produção desse levantamento é o questionamento de como a docência na EJA vem sendo abrangida, conceitualmente, nas pesquisas de mestrado, na formação inicial e em abordagens de oferta na Educação Básica.  Do ponto de vista metodológico, parte-se de orientações da pesquisa qualitativa em educação para a execução dos levantamentos. Como resultados, pode-se afirmar que a docência se mostra multirreferenciada, por diferentes nuances e a EJA passa a ser compreendida como campo árido de estudos. Importante salientar, também, que estes estudos apresentados em Jaguarão, já surtem efeitos, tanto no que tange à ampliação de núcleos e grupos de pesquisa nas IES públicas, quanto no que se refere a movimentos de revisão dos currículos das licenciaturas. Este, talvez, seja o mais significativo entre os efeitos observados.

Biographies des auteurs

  • Sita Mara Lopes Sant' Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
    Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS e permanente do programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED- MP/UERGS
  • Catiana Dias Gafforelli, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
    Mestra em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Litoral Norte-Osório. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Osório e Estadual.
  • Odilon Antônio Stramare, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
    Mestre em Geociências, Licenciado em Pedagogia. Especialista em Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos Proeja. Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
  • Camila dos Santos Padilha, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
    Licencianda em Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Bolsista do projeto de pesquisa intitulado: Docência e formação inicial: vozes de licenciandas e licenciandos sobre as práticas de estágio em EJA, pela PROPPG/UERGS.

Références

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96. Brasília, 1996.

______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1998.

ALVES, Evandro; COMERLATO, Denise Maria; SANT’ANNA, Sita Mara Lopes. Mapa da EJA no RS: Estudos sobre demanda potencial pela Educação de Jovens e Adultos em Porto Alegre: Subsídios para a luta pelo não desmantelamento da EJA municipal. UFRGS, 2017. Disponível em: http://www.ufrgs.br/niepeeja/mapa-da-educacao-de-jovens-e-adultos-no-rs . Acesso em: 10 nov. 2018.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000.

______. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

DRESCH, N. Ações de ATER como EJA: impactos e Indicadores Territoriais de avaliação para a sustentabilidade de famílias de agricultores e formação extensionista. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

GIL, A.C. Métodos e técnicas da pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

LAFFIN, M.H.F. A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos. Herói: Unijuí, 2013.

LUCENA, M. S. COSTA, E. A formação do professor para o trabalho em Educação de Jovens e Adultos. In: Estágios supervisionados na firmação docente: educação básica e Educação de Jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.

MACHADO, Maria Margarida.; ALVES, Mirian. O PNE e os desafios da Educação de Jovens e adultos na próxima década. In: http://forumeja.org.br/go/sites/ forumeja.org.br.go/files/texto1margaridamirian.pdf . 2017. Acesso em 9 novembro de 2018.

MINAYO, M. C. S. (org.) DESLANDES, S.F., NETO, O.C., GOMES, C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994, 21ª edição.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33.

ORLANDI, E.P. A Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. São Paulo: Brasiliense, 1993.

_________. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 1990.

PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ROCHA, E. Formação inicial de professores da Educação de Jovens e Adultos no Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, 2018.

SANT’ANNA, S. M. L. Ensino Supletivo ou EJA? Sentidos e perspectivas da formação continuada de professores do Rio Grande do Sul. Revista Educação, Ciência e Cultura (ISSN 2236-6377), Canoas, n. 2, 2015.

_________. Os sentidos nas perguntas dos professores da Educação de Jovens e Adultos. 2009. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SOARES, L. J. G. O educador de jovens e adultos; um estudo sobre a habilitação de EJA dos cursos de pedagogia do país. IN: XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre, 2008. CD.

SPIES, J.; FISS, D. M. L. Identidades Docentes, Charges e Crise do/no Magistério, Efeitos de Sentido. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 1, p. 100-130, jan./jun. 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes,

Téléchargements

Publiée

2020-12-18

Numéro

Rubrique

EDIÇÃO ESPECIAL - SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA

Comment citer

Docência e Educação de Jovens e Adultos: Um Olhar sob as Lentes de Pesquisadores da UERGS. (2020). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1914