A memória coletiva de mulheres nordestinas como subsídio identitário no processo criativo do espetáculo Bonita Maria
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i1.1862Mots-clés :
artes cênicas, artes visuais, crítica do processo, mulher no cangaço, transcriaçãoRésumé
O artigo aborda o processo criativo do espetáculo Bonita Maria, tendo como substrato indenitário a memória coletiva de mulheres nordestinas, e dos seus integrantes, imbricando o estudo de caso com uma pesquisa participante, subsidiados pelas teorias da transcriação e da crítica do processo.
Métriques
Références
AGAMBEN, G. O que é o Contemporâneo? In: O que é o Contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009. 92p.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 2011.
ALSCHITZ, J. 40 questões para um papel: um método para autopreparação do ator. São Paulo: Perspectiva. 2011. 116p.
ALVES, F. C. A filosofia Merleau-pontiana e a arte. Revista Palíndromo: Florianópolis, v.3, n.3, p.223-255. 2010.
BARBA, E.; SAVARESE, N. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas - SP: Editora da Unicamp. 1995. 272p.
BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981. 211p.
CAMPOS, H. Da transcriação – poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: Viva Voz, 2011. 162p.
ESTÉS, C. P. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro: Editora Rocco. 1994. 628p.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Edições Vértice/Editora Revista dos Tribunais Ltda. 1990. 190p.
MARTINS, R.; TOURINHO, I. Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011. 323p.
MELLO, F. P. A estética do cangaço. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RQRbcI4Kauc. Acesso em: 15 abril 2020.
MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2004. 192p.
PALLOTTINI, R. Dramaturgia: a construção do personagem. São Paulo: Editora Ática, 1989. 156p.
RODRIGUES, T. C.; ABRAMOWICZ, A. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, jan. /mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n1/v39n1a02.pdf. Acesso em: 02 abr. 2020.
SALLES, C. A. Da Crítica Genética à Crítica de Processo: uma linha de pesquisa em expansão. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 20/2, p. 41-52, ago. 2017.
SALLES, C. A. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2007. 180p.
SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. 136p.
PERROT, M. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007. 192p.
VIANA, L.; NETO, M. Feminino Cangaço. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wsTCQ7LOeds . Acesso em: 16 abril 2020.
ZAMBONI, S. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados. 2006. 123p.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.