POLÍTICAS PÚBLICAS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS/AS LGBTTIQ+

Autores

  • Ewerton da Silva Ferreira Universidade Federal do Pampa Centro de Estudos Interdisciplinares
  • Marilice Cortes Universidade Federal do Pampa
  • Ronaldo Bernardino Colvero Universidade Federal de Pelotas
  • Jaqueline Carvalho Quadrado Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1817

Resumo

O presente artigo apresenta as políticas públicas na área da educação com o olhar para a população LGBTTIQ+. O objetivo central é realizar uma retrospectiva a partir das legislações existentes que tratam dos direitos deste grupo, bem como a forma que as políticas públicas se articulam para a garantia destes direitos. Para isso, caminhamos através da interpretação e análise da garantia do direito à educação comtemplada pela Constituição Federal de 1988, e dos documentos que surgiram após esta. Dentre os quais realizaremos uma análise do Programa Brasil sem Homofobia, e seus impactos no pensamento de novas políticas públicas para a população LGBTTIQ+. Também no campo das políticas públicas, será analisado o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos dos LGBT, e através destes buscamos realizar uma correlação entre a Constituição Federal, e o que dispõem estes documentos ora vigentes, analisando sua eficiência ou ineficiência no âmbito da educação.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ewerton da Silva Ferreira, Universidade Federal do Pampa Centro de Estudos Interdisciplinares

Mestrando em Políticas Públicas, graduando em Ciências Sociais - Ciência Política e Licenciado em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Pampa - campus São Borja. Atualmente é bolsista do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e voluntário no Programa de Extensão Mulheres sem Fronteiras e membro do Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política - GEEP da UNIPAMPA . Representante discente na Conselho do PPGPP, da Comissão Local de Extensão e do Conselho de Campus da UNIPAMPA. Campus São Borja. Membro do Comitê Local do He for She do campus São Borja e suplente do Comitê Institucional da UNIPAMPA. Foi professor voluntário no Projeto de Extensão LEME: Oficinas Preparatórias para o ENEM (2015-2017), Bolsista de Gestão na coordenação do curso de Ciências Humanas - Licenciatura (2015-2016). Editor Adjunto da MISSÕES: Revista de Ciências Humanas e Sociais e Editor Chefe da Revista de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER. Presidente do Centro de Estudos Interdisciplinares e editor chefe da Editora CEEINTER. Pesquisa sobre Gênero, Sexualidade, Currículo Escolar, Políticas Públicas, Epistemologias do Sul e Identidades.

Referências

BRASIL. Constituições Brasileiras: 1988.vol. VII. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2000h.

BRASIL.. Lei 8.069, 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul 1990.

BRASIL. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez 1996.

BRASIL.. Parâmetros Curriculares Nacionais. Orientação Sexual. 1997.

BRASIL.. Lei n. 10.172, 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, DF, 10 jan. 2001. Disponível em: .

BRASIL. Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Brasil Sem Homofobia: Programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL.Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos dos LGBT. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília. 2009.

BRASIL. O Ministério Público e os direitos de LGBT: conceitos e legislação. Brasília: Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, Ministério Público do Estado do Ceará. Brasília. 2017.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

LOURO, Guacira Lopes. Currículo, Gênero e Sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.

LOURO. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. São Paulo: Autêntica, 2001.

MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política. In. LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

SÃO PAULO. Diversidade sexual e cidadania LGBT. 2. Ed. São Paulo: Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual. 2017.

SAVELI, Esmeria Lourdes. A educação obrigatória nas constituições brasileiras e nas leis educacionais delas derivadas. Revista Contrapontos – Eletrônica, v.10, n.2, p. 129-146.2010.

SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas. Conceito, esquema de análise, casos práticos. 2 ed. São Paulo: Cenage, 2012.

SECCHI, Leonardo. Análise de Políticas Públicas. Diagnóstico de problema e recomendações de soluções. São Paulo: Congage Learning, 2016.

SCOTT, Joan. Gênero: Uma categoria Útil de Análise Histórica. Educação e Realidade.nº. 20,p. 71-99. 1995.

SEFFNER, Fernando. Escola para todos: mesmo para aqueles que manifestam diferenças em sexo e gênero. In. SILVA, Fabiane Ferreira da; MELLO, Elena Maria Billig. Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na educação. Uruguaiana - RS: UNIPAMPA, 2011.

SEFFNER, Fernando; PICCHETTI, Yara de Paula. A quem tudo quer saber, nada se lhe diz: uma educação sem gênero e sem sexualidade é desejável?.Revista Reflexão e Ação, v. 24, n. 1, p. 61-81. 2016.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, v. 8, n. 16, jul-dez, 2006.

Downloads

Publicado

2020-03-29

Como Citar

Ferreira, E. da S., Cortes, M., Colvero, R. B., & Quadrado, J. C. (2020). POLÍTICAS PÚBLICAS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS/AS LGBTTIQ+. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1817

Edição

Seção

V - Encontro Humanístico Multidisciplinar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)