Onirismo, infância e utopia na “Biografia” poética de Jorge de Lima, uma leitura do “Canto VIII”, de Invenção de Orfeu
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v7i2.1792Mots-clés :
Leitura, Poesia BrasileiraRésumé
O Canto Oitavo, “Biografia”, é o maior Canto de Invenção de Orfeu, composto por apenas uma estância (em sextilhas decassílabas) retoma de maneira sintética tanto a imagética quanto a temática dos cantos anteriores. O Canto representa uma reflexão poética sobre a situação do homem desde a Queda até o Apocalipse e sua vitória final. Nele o onirismo, a infância e a imagem da ilha utópica recebem um caráter estruturante no poema. A biografia não é apenas a do poeta, abarca um sentido amplo da tradição poética, da infância como memória e criação e do desejo do encontro com uma utopia renovada, representações que podem ser consideradas o cerne de todo o épico de Jorge de Lima.
Métriques
Références
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
FRYE, Northrop. Anatomia da crítica. São Paulo: Cultrix, 1973.
HUIZINGA. Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2005.
LIMA Jorge de. Obra Completa (Org. Afrânio Coutinho). Rio de Janeiro: Aguilar, 1958.
RAYMOND, Marcel. De Baudelaire ao surrealismo. São Paulo: EDUSP, 1997.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Luciano Dias Cavalcanti 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.