Formação docente: olhares sobre os saberes e práticas docentes no espaço do Pré-Universitário Popular Povo Novo
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1711Mots-clés :
PAIETS, Educação Ambiental Popular, Formação de Educadores, Curriculum, Diferentes Saberes.Résumé
O presente trabalho fundamenta-se em realizar uma análise da prática docente durante as minhas ações como educadora popular no contexto do curso Pré-Universitário Popular Povo Novo. Embasadas, portanto, na proposta de uma Educação Ambiental Popular possibilitando a base epistemológica orientar as atividades educativas de extensão no contexto do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior – (PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O acesso, assim como a permanência são grandes desafios enfrentados na vida profissional do docente, principalmente no que condizem as especificidades do curriculum do próprio curso e a articulação deste com os objetivos, os métodos de ensino, o planejamento didático e as condutas de avaliação, utilizadas durante os quatro anos de formação na Universidade, instigando a redefinição das bases formativas docentes num horizonte mais humano, crítico e transformador. Assim, procurou-se entender e valorizar os saberes e as práticas no processo de construção do diálogo entre os educandos e o sujeito histórico em seu contexto, visando à avaliação como uma prática emancipatória, onde o educando possa ser visto como o principal agente em seu processo de formação e nas construções das aprendizagens em meio de uma forte onda de políticas de desvalorização da educação. Aponto durante a pesquisa como educadora popular e graduanda do curso de Letras - Espanhol o que compreendemos sobre o processo de formação e algumas de nossas expectativas e dificuldades enfrentadas no dia a dia da sala de aula.
Références
BORGES, C.M.F. Formação e prática pedagógica do professor de educação física: A construção do saber docente. In: Anais da 19ª Anped, 1996 (disq.).
ELIAS, Norbert. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Zahar, 2001ª.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. – São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor)
NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto Editora, 1992.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: _______. (Org.). Vidas de professores. Porto Editora, 1995.
PEREIRA, Vilmar Alves. Situación y desafíos de la formación y capacitación de docentes. Revista Signos, Lajeado, 2017.
PIMENTA, S.G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
TOLEDO, Rogéria Viol Ferreira. O papel das licenciaturas na constituição dos saberes docentes: um estudo sobre a formação inicial do professore de matemática à luz da prática escolar. Viçosa, Minas Gerais, 2013.
A mediação pedagógica como prática docente: uma análise da pedagogia histórico-crítica e demais correntes pedagógicas. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/2%20Edicao/DIEGO%20%20para%20publicar%20revista%20lenpes.pdf. Acesso em 25 agosto 2019.
Educação e Sociedade. Disponível em http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/123456789/505/5/Educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Sociedade.pdf . Acesso em 20 agosto 2019.
Formação de professores e profissão docente. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/12424596.pdf . Acesso em 15 agosto 2019.
O papel das licenciaturas na constituição dos saberes docentes: um estudo sobre a formação inicial do professor de matemática à luz da prática escolar. Disponível em https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/3446 . Acesso em 10 agosto 2019.
Portal do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Disponível em: http://www.claec.org. Acesso em: 26 julho 2015. (Modelo para Sites).
Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26357059. Acesso em 31 agosto 2019.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.