A Educação Ambiental Popular enquanto contributo ao PAIETS

Autores

  • Roberta Avila Pereira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Lisiane Costa Claro Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1368

Palavras-chave:

PAIETS, Educação Ambiental Popular, Formação de educadores

Resumo

Consideramos os campos da Educação Ambiental e da Educação Popular como contributos à formação de educadores que tenham como ponto em comum a resistência à lógica opressora. A Educação Ambiental e Popular, portanto, possibilita a base epistemológica para orientar as atividades educativas de extensão no contexto do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A Educação Ambiental e Popular é aqui entendida como um espaço relevante para teorizar as experiências vinculadas ao tornar-se professor (a) e educador (a) – ambiental e popular – . Por esse viés, objetivamos apresentar algumas possibilidades na formação dos educadores, em um horizonte mais integral e humanizador com base na proposta de uma Educação Ambiental, adjetivada pela concepção que assume o termo “Popular”. Desse modo questionamos: Como o âmbito da Educação Ambiental e Popular pode contribuir na formação docente e de educadores (as)? Para tanto, realizamos uma abordagem compreensiva de cunho hermenêutico-fenomenológico (PEREIRA, 2016 e RICOEUR, 2014). Consideramos que, para além da contribuição dos saberes da Educação Ambiental e Popular no campo dos fundamentos da educação, esses conhecimentos, instigam a redefinição das bases formativas docentes num horizonte mais humano, crítico, (cri) ativo e transformador.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARBOSA, Malba Tahan. Educação Ambiental Popular: A experiência do centro de vivência Agroecológica CEVAE/TAQUARIL. 2002.

Grün, M. Ética e educação ambiental: uma conexão necessária. Campinas:

Papirus, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

PERALTA, Joaquín Esteva. Ambientalismo y educación. Hacia una educación popular ambiental en América Latina. Congreso Iberoamericano de Educación Ambiental. Guadalajara, 1992.

RICOEUR, P. O Si-Mesmo como Outro. Tradução: Inove C. Benedetti. 1ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014

PEREIRA, V.A. Hermenêutica e Educação Ambiental no contexto do pensamento pós-metafísico. 1ª ed. Juiz de Fora, MG: Garcia edizioni, 2016.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Os (Des)caminhos do Meio Ambiente. 15ª. ed. Sãio Paulo: Contexto, 2011.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Pereira, R. A., Claro, L. C., & Pereira, V. A. (2019). A Educação Ambiental Popular enquanto contributo ao PAIETS. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1368

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>