A Comercialização de Produtos em Lã Natural como Souvenir: Manutenção da Identidade Cultural de Jaguarão/RS.
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1325Palabras clave:
tecelagem, turismo, identidade rural, herança cultural, souvenir.Resumen
Os pampas gaúchos, dotados de uma forte identidade rural, são responsáveis pela maior produção lanífera do país, fazendo assim surgir técnicas específicas de seu aproveitamento como matéria-prima. O estudo busca demonstrar a comercialização de souvenirs em lã natural como forma de manutenção da identidade rural do município de Jaguarão/RS, localizado no extremo sul do Rio Grande do Sul e fronteira com Rio Branco - Uruguai. Assim, procura-se analisar a constituição da tecelagem em lã natural como herança cultural da região, verificar a viabilidade de sua comercialização como souvenir e evidenciar a afirmação da identidade rural através da confecção das peças. Empregou-se, na metodologia, pesquisa bibliográfica e de campo, com entrevistas semiestruturadas junto à grupos de artesãs em lã natural, vinculados à Associação Municipal dos Artesãos e Economia Solidária, e com a Cooperativa de Lãs Mauá. A análise das entrevistas permitiu identificar sua relevância na constituição da identidade cultural e rural do município, bem como a possibilidade do uso das peças como souvenir de forma a preservar os aspectos culturais dos autóctones, incluindo-os no círculo econômico do turismo. Devido à preocupação com a preservação dos aspectos culturais, considera-se viável a produção e comercialização de peças junto ao setor turístico, permitindo a visibilidade, valorização e manutenção de sua identidade, agindo ainda como propulsor do turismo e vetor socioeconômico para os moradores locais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.