A Adaptação das Identidades Sexuais e Religiosas às Desconstruções Pós-modernas
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1319Mots-clés :
Identidade, Normalidade, Religião, Teoria Queer.Résumé
Este artigo reúne quatro diferentes textos para fazer uma reflexão sobre os conceitos de normalidade e patologia nas novas discussões sociais marcadas pela aceitação de diferenças. Depois que a teoria queer e o pós-estruturalismo fizeram desconstruções importantes das definições arbitrárias na sociedade, o normal se tornou uma imagem muito mais flexível e que recebeu muita atenção. A igreja católica e as outras religiões no Brasil também mudaram a relação com o indivíduo e esse artigo quer entender como essa adaptação indica rumos para um novo convívio de diferenças religiosas e sexuais pode ser fundamental para a evolução dessas teorias. No cenário atual do Brasil, essa discussão se faz muito importante, e pode abrir o caminho para um melhor entendimento das identidades sociais .e da forma como a diferença pode se tornar um caminho tanto para sociedade mais justa para todos, mesmo que isso signifique uma forte resistência das identidades religiosas. A relação entre essas identidades e a pós-modernidade é feita a partir de uma relação histórica da evolução do conceito de “normalidade” dentro da sociologia, desde Durkheim até as desconstruções do pós-estruturalismo, tudo visto sob o prisma do conservadorismo religioso
Métriques
Références
CARDOSO, B. D. Religião, juventude e sexualidade: a recepção dos discursos papais no grupo de oração semeador. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. A recepção de fanon no Brasil e a identidade negra. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo , n. 81, p. 99-114, July 2008.
MISKOLCI, Richard. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre , n. 21, p. 150-182, June 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222009000100008&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Oct. 2018.
OLIVEIRA, Fabiana Luci de. O campo da sociologia das religiões: secularização versus a “revanche de Deus”. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1-14, jan. 2005. ISSN 1807-1384. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/724>. Acesso em: 01 Out. 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.