Quais as tarefas necessárias à educação em tempos de ascensão do conservadorismo?

Autores

  • Julia Rocha Clasen Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1252

Palavras-chave:

Educação, Conservadorismo, Resistência.

Resumo

Resumo

Com a intenção de compreender o atual cenário político e as tarefas interpostas à educação em uma conjuntura de necessária resistência, é proposto neste trabalho, refletir acerca das características que o campo educacional assume em meio à ascensão do conservadorismo e retrocessos sociais em curso. A metodologia proposta nesta reflexão é de cunho qualitativo, referenciada por um levantamento bibliográfico acerca do sistema educacional e relações de resistência frente aos projetos educacionais formulados em face do desenvolvimento capitalista.

Compreendendo a educação, enquanto parte de um sistema de produção, que permeia diferentes âmbitos da vida dos sujeitos e, estando assim, comprometida em cumprir determinado projeto de sociedade assume uma forma própria frente a este, de formação de sujeitos com papéis sociais a serem incorporados.

Sendo ao mesmo passo o sistema escolar, campo de reprodução de relações de produção, é também meio que educa, o educar aqui compreendido enquanto prática de resistência no sistema de estratificação social. Educa, desta forma, no sentido essencial do termo, para a vida social, formando o indivíduo enquanto ser crítico. É nesse sentido que é pretendido neste trabalho, refletir acerca das tarefas de resistência assumidas pelo campo da educação frente à conjuntura política do país, dimensionando a atuação dos estudantes secundaristas no ano de 2016 enquanto importante momento para refletirmos o repertório de ação para o período que segue.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

GALVÃO, Andéia. Marxismo e os Movimentos Sociais. Revista Crítica Marxista, Campinas n. 32, p. 107-126, 2011.

GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1982.

IASI, Mauro. Processo de Consciência. São Paulo: CPV, 1999.

IASI, Mauro. Educação e Consciência de Classe: Desafios Estratégicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 31, n. 1, 67-83, jan / abr. 2013

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradução: Luis Claudio de Castro e Costa. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2º ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Clasen, J. R. (2019). Quais as tarefas necessárias à educação em tempos de ascensão do conservadorismo?. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1252

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar