AINDA É PRECISO “OCUPAR, RESISTIR E PRODUZIR”.
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1230Mots-clés :
, metodologia, hermenêutica, relações sociais.Résumé
Este texto procura abordar a urgência de refletir questões de método e metodologia científica a partir do feminismo e de outras teorias que articulem gênero e epistemologia. Nessa mesma linha estabelece diálogo entre os movimentos sociais e a academia no intuito de perceber as influências que se estabelecem entre ambos. O feminismo é político, histórico, filosófico, epistemológico e pedagógico e tem o compromisso com a igualdade entre as pessoas. A partir da teoria feminista e de gênero busca-se uma aproximação com a metodologia da desconstrução e da reconstrução para entabular um diálogo no campo educativo e social. A discussão proposta pelo feminismo coaduna a perspectiva epistemológica (e política também) junto com a categoria gênero como uma mediação hermenêutica para analisar criticamente a produção científica, as relações sociais e institucionais. Por entender que a produção do conhecimento passa por experiências cotidianas, acreditamos ser pertinente aprofundar o tema metodologia feminista no campo da educação como uma das formas de construção de relações justas, de respeito e de reciprocidade.
Métriques
Références
Referências
DEIFELT, Wanda. Da cruz à árvore da vida: epistemologia, violência e sexualidade. In: NEUENFELDT, Elaine; BERGSH, Karen; PARLOW, Mara.(Orgs). Epistemologia, violência e sexualidade: Olhares do II Congresso Latino-americano de Gênero e Religião. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2008. P.13-30
FIORENZA, Elisabeth S. Caminhos da Sabedoria. Uma introdução à interpretação bíblica feminista. São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, 2009.
GEBARA, Ivone. Rompendo o silêncio. Uma fenomenologia feminista do mal. Petrópolis: Vozes, 2000.
LAGARDE, Marcela. Los cautiveros de las mujeres: madreposas, monjas, putas, presas y locas. 4 ed. México: UNAM, 2005. P. 165-167
PAIXÃO, Márcia. EGGERT, Edla. A Hermenêutica feminista como suporte para pesquisar a experiência das mulheres. In: Processos educativos no fazer artesanal de mulheres no Rio Grande do Sul. 1ed. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.