O ensino de espanhol em Jaguarão-Brasil: Estabelecendo experiências formativas e colaborativas com os professores municipais
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1210Mots-clés :
Formação continuada de professores, ações colaborativas, pesquisa-ação, ensino de espanholRésumé
A partir das últimas alterações realizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a visão político-educacional brasileira coloca em nível de opcionalidade o ensino de língua espanhola nas escolas. Diante disso, os poderes Legislativos e Executivos estaduais e municipais, reconhecendo a importância do ensino deste idioma no currículo escolar, estão propondo ações locais para fazer com que a disciplina de espanhol permaneça sendo ofertada como obrigatória. Este é o caso do município de Jaguarão-Brasil, fronteiriço com Rio Branco-Uruguai, que incluiu o §6, no art. 134, da Lei Orgânica Municipal. Neste contexto, com a intenção de fortalecer o ensino de espanhol no Município, busca-se, por meio de pesquisa de mestrado em andamento, estabelecer com os professores de espanhol da rede municipal de Jaguarão experiências formativas e colaborativas (NÓVOA, 1992; SCHÖN, 2000; IMBERNÓN, 2010; TARDIF, LESSARD, 2008) voltadas para o ensino desta língua. Pretende-se, neste trabalho, discutir os resultados colhidos durante a realização do diagnóstico da realidade. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009) e utiliza os seguintes instrumentos para obtenção dos dados: a) pesquisa documental; b) grupo focal; e c) questionário. Espera-se que a análise de conteúdo dos dados do diagnóstico contribua para o planejamento das ações formativas propriamente ditas, que terão os professores de espanhol do município como público-alvo.A partir das últimas alterações realizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a visão político-educacional brasileira coloca em nível de opcionalidade o ensino de língua espanhola nas escolas. Diante disso, os poderes Legislativos e Executivos estaduais e municipais, reconhecendo a importância do ensino deste idioma no currículo escolar, estão propondo ações locais para fazer com que a disciplina de espanhol permaneça sendo ofertada como obrigatória. Este é o caso do município de Jaguarão-Brasil, fronteiriço com Rio Branco-Uruguai, que incluiu o §6, no art. 134, da Lei Orgânica Municipal. Neste contexto, com a intenção de fortalecer o ensino de espanhol no Município, busca-se, por meio de pesquisa de mestrado em andamento, estabelecer com os professores de espanhol da rede municipal de Jaguarão experiências formativas e colaborativas (NÓVOA, 1992; SCHÖN, 2000; IMBERNÓN, 2010; TARDIF, LESSARD, 2008) voltadas para o ensino desta língua. Pretende-se, neste trabalho, discutir os resultados colhidos durante a realização do diagnóstico da realidade. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009) e utiliza os seguintes instrumentos para obtenção dos dados: a) pesquisa documental; b) grupo focal; e c) questionário. Espera-se que a análise de conteúdo dos dados do diagnóstico contribua para o planejamento das ações formativas propriamente ditas, que terão os professores de espanhol do município como público-alvo.
Références
FEIJÓ-QUADRADO, Caroline Gonçalves; TROIAN, Alessandra. O ensino de espanhol na fronteira de Jaguarão/BR e Rio Branco/UY: análise dos limites e perspectivas educacionais após a revogação Lei nº 11.161/2005. 2018. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) – Universidade Federal do Pampa, Hulha Negra, 2018.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
NÓVOA, António. A formação de professores e profissão docente. In: _________. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758. Acesso em: 27 dez. 2018.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo desing para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOBA, Fernanda Peixoto. Unidade 2: A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 23 dez. 2018.
TARDIF, M; LESSARD, C. O ofício de professor. História, perspectivas e desafios internacionais. Tradução Lucy Magalhães. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2009.
ZWARG, Joanna Durand; ARF, Lucilene Machado Garcia; BARREDA, Suzana Vinicia Mancilla. Formación de profesores de español en Corumbá (MS): perspectivas fronterizas y desafíos. In: MIRANDA, Cícero. La lengua española en Brasil: Enseñanza, formación de professores y resistencia. Brasília: Consejeria de Educación da Embaixada, 2018, p 19-27.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.