História, memória e esquecimento de Tipiu: os relatos orais de um soldado expedicionário, boina azul do Suez (1959-1960)
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1161Mots-clés :
Esquecimento, História, Memória, Suez, ONU.Résumé
Minha investigação decorreu de duas frentes, primeiramente buscando entender os ocorridos no Batalhão Suez pelos olhos de Edemar, desde à viagem, o período é o conflito no Suez, e tendo como base a perspectiva do mesmo e em segundo lugar classificar suas memórias e compreender o que é esquecimento.
O artigo visa analisar as memórias do pelotense que integrou o Batalhão Suez, pretendendo analisar a visão de Edemar como espectador, comunicador e atuante do conflito, estando presente no local, tendo participado ativamente da batalha, prestando seus relatos sobre a guerra e partilhando sua lembrança.
Na busca pelas recordações de Edemar, foi evidente a barricada que se encontra para a produção da pesquisa na memória criada e produzida, e na memória realmente vivenciada pelo mesmo, pois o projeto tem objetivo de buscar lembranças e dar visão do conflito pelos olhos do mesmo.
Durante os conflitos no Oriente Médio, quando este foi atuante e integrou a 1ª missão de paz da ONU, ligado a Força das Nações Unidas da Paz, com o intuito da contenção dos conflitos bélicos e auxílio no controle das calamidades ocorridas na região do Canal do Suez e na Guerra homônima, sendo soldado, do 5º contingente brasileiro a ser enviado ao Batalhão de Infantaria.
Nos anos de 1956 até meados de 1960, quando os inúmeros jovens brasileiros, se lançaram rumo ao Egito com a promessa de um melhor status financeiro e a possibilidade de conhecer o mundo, Edemar foi um dos jovens, tendo por objetivo ir para Napole.
Références
ARRAES FILHO, Manoel Ricardo, História, memória e deserto: os soldados brasileiros no batalhão Suez ( 1957-1967 ), Rio de Janeiro, 2009, UFF, PPGH, p. 292.
CANDAU, Joel. Memoria e Identidad. Buenos Aires: Ediciones Del Sol, 2008, 208 p.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. S. Paulo: Vértice, 1990.
LOPES, Fabiano Luis Bueno. Batalhão Suez : história, memória e representação coletiva (1956-2006) / Fabiano Luis Bueno Lopes. -- Curitiba: Ed. do Autor, 2008. 171 p. : il.
LE GOFF, Jacques, 1924. História e memória / Jacques Le Goff: tradução
Bernardo Leitão…[ et al ] -- 7ª ed. revista -- Campinas, SP; Editora da Unicamp, 2013.
POLLAK, M. Memória, Esquecimento, Silêncio. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol.
, n. 3, 1989
RICOEUR, Paul; FRANÇOIS, Alain. A Memória, A História, O Esquecimento. Campinas: UNICAMP, 2008.
XAVIER, Júlio Ribeiro, A História do Batalhão Suez: Ações, reações e articulações na faixa de gaza. Pelotas, 2015, UFPel, Dissertação de Mestrado, p. 114.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.