Números e Operações com uma Turma de Segundo Ano do Ensino Fundamental: análise de um caderno
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1145Mots-clés :
Números e Operações, Ensino de Matemática. Situações mecânicas e repetitivasRésumé
Este trabalho problematiza o ensino de Números e Operações em uma turma de 2º ano de uma Escola pública de Ensino Fundamental do município de Jaguarão/RS. O objetivo é analisar como são propostas as situações envolvendo Números e Operações. Para tanto, considera-se a pesquisa documental, com a análise do caderno de um aluno do segundo ano, de fevereiro a agosto de 2018. Organizou-se dois quadros com recortes do caderno, no primeiro destacando todas as situações relacionadas com a Matemática, separando por datas, conteúdos, recortes das atividades e observações, no segundo quadro, separou-se, trazendo as situações envolvendo Números e Operações. Utilizou-se como embasamento os seguintes referenciais teóricos: PCN (1997), PNAIC (2014), BNCC (2017), Nunes (2001), Moretti e Souza (2015), Cebola (2002), Fernandes (2016). As análises mostram situações voltadas a sequência de números, a resolução de cálculos de adição e subtração, a decomposição de números, a escrita numérica, a noção de metade, dentre outras. Essas análises apontam que o bloco Números e Operações é ensinado a partir da reprodução de situações repetitivas, mecânicas e descontextualizadas. Isso nos leva a apontar a necessidade de reflexão sobre o ensino de Matemática, na perspectiva de propor situações que sejam significativas para os alunos.
Métriques
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. Brasília: DF, 2012.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Operações na resolução de Problemas. Brasília: MEC, SEB, 2014a.
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Quantificação, registros e agrupamentos. Brasília: MEC, SEB, 2014b.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática: Primeiro e Segundo ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: SEF/MEC, 1997.
CEBOLA, G. Do número ao sentido do número. In: PONTE, João Pedro et al. (org.). Atividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação de professores. Lisboa: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2002, p. 223-239.
FERNANDES, I. Os Números e as Operações no 1º Ciclo do Ensino Básico: do diagnóstico a uma proposta de intervenção para o 1º ano de escolaridade. Porto.jun. 2016.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008
GVIRTZ, S.; LARRONDO, M. Os cadernos de classe como fonte primária de pesquisa: alcances e limites teóricos e metodológicos para sua abordagem. In: MIGNOT, Ana Cristina Venancio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Uerj, 2008, p. 35-48.
KRIPKA, R. M. L.; SCHELLER, M.; BONOTTO D. de L. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. V.14. Núm.2. Jul-Dez.2015.
LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3. ed. Campinas. São Paulo. Autores Associados. 2010.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
MOREIRA, A. J. P. Desenvolver o sentido de número na educação. Pré-Escolar através de experiências integradoras. 2012. 114 f. Relatório Final (Mestrado em Educação Pré-Escolar). Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Viana do Castelo. 2012
MORETTI, V. D.; SOUZA, N. Souza. Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015.
NOGUEIRA, C. M. I. Conceitos Básicos em Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: ANDRADE, D.; NOGUEIRA, C. M. I. (Org.). Sistema de Numeração Decimal e as Quatro Operações Fundamentais: Significados, Algoritmos e Problemas. Maringá, 2011
NUNES, T. et al. Introdução à Educação Matemática: os números e as operações numéricas. São Paulo: Proem, 2001.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.