Acorda Amor! A Música Enquanto Principal Mecanismo de Diálogo do Povo Frente à Repressão: Possibilidades e abordagens para o ensino de história.
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1117Mots-clés :
ensino de historia, politica, ciências humanasRésumé
A presente proposta pedagógica dialoga com a ideia do educar para o nunca mais, discuti a partir da fonte musical os conceitos de terrorismo de estado, pedagogia do medo e cultura do medo, elementos estes, que sustentaram as práticas terroristas dos Estados de Segurança Nacional instaurados na América Latina durante a segunda metade do século XX. Tais aspectos, colaboram para a construção e solidificação de uma versão oficial de “ditabranda brasileira” conceito este a ser problematizado a partir do trabalho com as diferentes memórias em disputa a respeito do período ditatorial Brasileiro. Apoiada na fonte musical enquanto recurso mediador, a presente proposta faz uso da canção de protesto “Acorda Amor”, composta e interpretada por Chico Buarque durante a década de 1970, entendendo esta enquanto um documento e sendo a música uma experiência cotidiana e prazerosa na vida do homem, a mesma configura-se em um interessante objeto pedagógico, na qualidade de fonte histórica, esta pode ser entendida enquanto produto da experiência social de um indivíduo ou grupo em uma determinada época, sendo capaz de projetar aproximações dos conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade dos alunos propiciando assim, melhores resultados de aprendizagem.
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